Biblioteca

Patrimônio Imaterial

Biblioteca - Patrimônio Imaterial

Essa seção é dedicada à divulgação de artigos livres, científicos; monografias e outros trabalhos com foco em Minas Gerais.

Existe ou não existe a chamada mineiridade?

Mineiridade! Ser ou não ser mineiro? Não posso negar a minha história de vida, a minha essência, a construção de minha identidade, as raízes culturais que embasaram a minha constituição como ser social e humano, acima de tudo. Cresci brincando nos quintais, nos pés de goiaba, entre as folhagens do abacateiro e a laranja campista que invadia a cozinha da casa.

Data: 20/07/2010
Autor(es): Leonildo Miranda
Editora:
Tipo: Artigo Download
O Registro do Modo de Preparo dos Queijos Artesanais Mineiros como Patrimônio Cultural Brasileiro

No dia 15 de maio de 2008, em sessão solene do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o "Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas Regiões do Serro, da Serra da Canastra e do Salitre" foi aclamado como bem cultural de caráter imaterial da nação brasileira. Na realidade, o "modo artesanal de se fazer o queijo do Serro" já havia sido o primeiro bem no país a ser registrado como patrimônio imaterial, em 2002, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais

Data: 31/07/2009
Autor(es): Flávio de Lemos Carsalade
Editora:
Tipo: Artigo Download

Busque na Biblioteca

Faça uma busca por todos os documentos.

Acesse a página de busca