Cultura

Casos de Minas

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

O roteiro do Padre Lourenço

Havia em certo lugar de Minas um vigário a quem os paroquianos chamavam de Padre Lourenço. Era muito acessível às suas ovelhas mas, por isso mesmo, elas lhe tomavam todo o tempo com suas confissões.


A que xingava o marido, a que espiava a vizinha pelo buraco da fechadura, a que caluniava o caixeiro da venda afirmando por toda parte que ele lhe servia uma coisa mas assentava outra, bem mais cara, na caderneta, não o deixavam em paz.


Sentindo-se irremediavelmente perdidas na prestação de contas do Juízo Final, não apenas essas, mas, as dezenas de beatas do lugar, nem bem cometia o seu pecado, já corriam à igreja para que o santo religioso lhes aliviasse a cacunda, absolvendo-as de tão perigosas culpas. E o vigário já não tinha tempo para coçar-se. 


Acordava-se ele ao cantar dos galos e, em jejum, como é do preceito, corria para a nave umbrosa da Matriz, apenas alumiada por uma ou outra lamparina que ardia nos nichos e ia encafuar-se no confessionário, à espera de que uma a uma, de cabeça envolta no fichu, as beatas viessem referir-lhe, em voz untuosa, os seus pecados das últimas horas, suplicando-lhe absolvição. Ao terminar o serviço, as contritas mulheres estavam mais leves, mas em compensação o vigário já não podia mais de fraqueza, pois jejum tão prolongado não é biscoito.


Então, para dividir o trabalho e torná-lo menos penoso, o acatado clérigo resolveu organizar um roteiro para as desobrigas, o qual foi lido do púlpito, um domingo à hora da missa, e dizia assim: “Minhas devotas. Estou ficando velho e cansado e, por isso, de agora em diante, resolvi seguir para as confissões este roteiro: aos domingos confessarei as preguiçosas; às segundas as maldizentes; às terças as ladras; às quartas as hipócritas; às quintas as bêbadas; às sextas as feiticeiras e aos sábados as comilonas e as erradas”.


Desse dia por diante nenhuma daquelas santas beatas quis mais confessar-se na sua freguesia e o Padre Lourenço viveu ainda muitos anos, na santa paz do Senhor.

Enviar link