Cultura

Culinária

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

Baba ao rum

© Luciano Avellar Belo Horizonte - Baba ao Rum - Luciano Avellar Baba ao Rum

Ingredientes
15g de fermento fresco
1/4 de xícara (chá) de água morna
250 g de farinha de trigo peneirada
325g de açúcar
100g de manteiga (mais um pouco para untar as formas)
04 ovos
01 pitada de sal
700ml de água
Raspas de 01 limão
100ml de rum


Modo de preparo

1 - Dissolver o fermento na água morna e misturar com 50g da farinha e 2 colheres de açúcar. Deixe descansar com um pano acima, para abafar, por cerca de 30 minutos (até a mistura crescer).

2 - Deixar a manteiga em temperatura ambiente e bater até ficar cremosa. Em um recipiente, espalhe a farinha que sobrou, mas deixe um espaço redondo no centro.

3 - Colocar nesse "buraco" os ovos, o sal, mais uma colher do açúcar e a mistura com fermento. Mexa tudo, junte a manteiga e mexa mais um pouco. Bata bastante (com uma colher de pau ou batedeira) até que a massa fique lisa e elástica.

4 - Distribuir a massa em uma forma untada fazendo pequenos babás em formato de cogumelo. Existem formas próprias para babá. Outro modo, mais simples, é espalhar toda a massa em uma forma com furo no meio.

5 - Cobrir com um pano seco e deixar a massa crescer por aproximadamente uma hora. Enquanto isso, misture em uma panela a água, 300g de açúcar e as raspas de limão. Reduza a mistura em fogo brando. Quando estiver densa, retira as raspas e misture o rum.

6 - Assar os babás em fogo médio por cerca de 25 minutos. Faça furinhos na parte de cima e banhe com a calda de rum morna (é importante embeber toda a massa).

 

Enviar link

Região Turística
Central
Chef de Cozinha
Luciano Avellar
Tipo de Receita
Receitas Natalinas 2014