Natural de Carmo do Rio Claro, Tereza Santos é estilista, fundou a marca Patachou e hoje comanda o TS Studio, grupo especializado em identidade institucional. Conheça essa mineira que também representa Minas no mundo da moda!
"A hospitalidade é uma característica muito atraente para fazer negócios em Minas".
Por Roberta Almeida
Descubraminas - Quando adolescente, você imaginava que o mundo da moda faria parte da sua vida? Qual é sua concepção de moda hoje?
Tereza Santos - Minha trajetória e minha vida profissional sempre foram construídas com base na moda. Desde o começo, tinha como foco os novos desafios, sempre nos campos da moda e gestão. Hoje, sou diretora criativa do TS Studio, uma empresa completa que abrange todas as etapas do processo da moda corporativa. É uma ideia que, com o tempo, foi ganhando forma e se transformando numa nova fase de pensar e fazer moda.
DM - A arte sempre esteve ligada às suas coleções, seja em um produto institucional ou na peça que ganha as ruas, qual o papel da arte em sua vida e trabalho?
TS - O mundo das artes sempre foi o alicerce e acredito que é quase impossível a criação sem o conhecimento desse contexto histórico.
DM - Em 1978, você lançou a marca Patachou, inovando e reinventando os caminhos da moda em Minas Gerais. Como foi assumir os riscos deste negócio em uma sociedade tão conservadora como a mineira?
TS - A decisão foi para uma estratégia de vida, acreditei na importância desse sonho e fui em frente. Os mineiros são conservadores, mas boas ideias transitam em nossa sociedade com sucesso. Aliás, todos nós precisamos de mudanças e um futuro novo.
DM - Como empresária, você é versátil, elegante e simples ao mesmo tempo, sempre lançando tendências e acompanhando as necessidades da mulher contemporânea. Acredita que a cultura mineira influencia ou já influenciou seus trabalhos?
TS - Sim, totalmente. Como não se inspirar com as bordadeiras de Minas, por exemplo?
DM - Após deixar a Patachou, você se lançou em um novo desafio: liderar o TS Studio, grupo que assessora empresas no aprimoramento ou renovação da identidade institucional. Sabemos que você preza pela qualidade dos serviços prestados e pela satisfação dos clientes, de onde vem esta visão da construção de um determinado trabalho?
TS - Minha personalidade acaba influenciando muito o negócio, sou uma aspirante do perfeito e uma obcecada pelo bom trabalho. Tento sempre conhecer meus clientes a fundo e fazer o melhor para cada um deles.
DM - Em 2012, você ficou responsável pela curadoria do salão de negócios do Minas Trend Preview, o mais completo evento de moda comercial do País. Acredita que Belo Horizonte já está inserida na agenda dos turistas de negócios?
TS - Sim, por uma série de razões e, conhecendo o mercado, os empresários da moda confiam nas marcas mineiras. A hospitalidade é uma característica muito atraente para fazer negócios em Minas.
DM - Com tantos anos de dedicação ao mundo fashion, qual recado você deixaria para os novos talentos da moda, que vem comprovando a riqueza da criação em Minas?
TS - Estamos vivendo um momento de muitas mudanças na sociedade, e de forma rápida. O grande desafio é aceitar o ritmo do progresso ou se adequar a ele. É necessário equilibrar dois pontos fundamentais: criatividade e eficiência.
Papo de Mineiro
DM - Quem é ou foi verdadeiramente mineiro?
TS - Tancredo Neves.
DM - Aquela música que tem a alma de Minas?
TS - Todas de Milton Nascimento.
DM - Adoro um bom prato de...
TS - Risoto.
DM - Para quem visita Minas, o que você diz ser imperdível?
TS - Visitar Inhotim.
DM - Em uma viagem, o que você sempre leva na bagagem para presentear?
TS - Livros.
DM - Qual cantor melhor representa Minas?
TS - Milton Nascimento.
DM - A paisagem que te inspira...
TS - Dias de sol.
DM - Atlético, Cruzeiro ou América?
TS - GALO!
DM - Fim de semana na cidade grande ou na roça?
TS - No Morro do Chapéu.
DM - Quando estou fora morro de saudades...
TS - Da minha família.
DM - O que nunca sai da moda em Minas?
TS - Hospitalidade e a moda festa.
DM - Minas Gerais é...
TS - Tudo de bom!