Ecum – Encontro Mundial de Artes Cênicas, Belo Horizonte
O Encontro, único do gênero na América Latina, é um fórum mundial sobre os rumos das artes cênicas.
A cada dois anos, profissionais se reúnem em Belo Horizonte para um intercâmbio. Cada edição há um tema no qual toda a programação e produção é orientada. Neste processo há palestras e aulas abertas aos conferencionistas, que fazem demonstrações práticas ao final do Ecum aberto ao público.
Festival Internacional de Bonecos, Belo Horizonte
Criado em 2000, o Festival Internacional de Bonecos é o de maior representação internacional. Companhias nacionais e internacionais se reúnem anualmente para promover atividades de formação profissional e oferecer ao público apresentações que encantam desde crianças a adultos, em espetáculos nos palcos e nas ruas da capital.
Durante o evento, que dura dez dias nos meses de maio ou junho, há uma intensa atividade cultural. São exposições, lançamentos de filmes e livros, workshops, oficinas e seminários.
FIT – Festival Internacional de Teatro Palco e Rua, Belo Horizonte
O evento é realizado desde agosto de 1994. Durante 15 dias, discussões sobre as artes cênicas e aperfeiçoamento profissional são temas que agitam a cidade. Por edição, aproximadamente 114 mil espectadores prestigiam o Festival. Referência internacional, o FIT é uma oportunidade de a população ter acesso a produções internacionais e nacionais de qualidade. Mais da metade dos cem espetáculos acontece nas ruas e praças da cidade e os de palco contam com preços populares.
Para os profissionais da área, o FIT oferece intercâmbio, workshops, debates, exposições, vídeos e conferências.
Festival Mundial de Circo do Brasil, Belo Horizonte
De dois em dois anos, Belo Horizonte se transforma em picadeiro para receber palhaços, malabaristas e outros artistas circenses. Criado em 2001 com o propósito de fomentar arte circense no Brasil, o Festival promove atividades de aprendizado e formação de uma nova geração de atores, além de incitar uma reflexão sobre a importância da arte circense como instrumento de integração social e educação.
São oferecidos oficinas, palestras, mesas-redondas, exposições, mostras competitivas de números circenses, espetáculos de rua, palco e picadeiro.
Mostra de Teatro Infantil, Belo Horizonte
Todos os anos, as secretarias de Coordenação de Políticas Sociais e de Cultura de Belo Horizonte promovem quatro semanas de diversão para as crianças das escolas públicas. Os espetáculos são escolhidos através de concorrência pública. As quitas e sextas-feiras são reservadas para a garotada das escolas municipais e estaduais.
Nos foyers dos teatros Marília e Francisco Nunes, onde a Mostra é realizada, há oficinas de artes gratuitas. E para os profissionais, palestras sobre dramaturgia infantil.
Mostrará - Mostra Nacional de Teatro em Araxá
Os palcos e ruas de Araxá são invadidos por diversos artistas durante a Mostrará, que acontece no mês de julho. A população da cidade assiste a diversos gêneros teatrais, como dramas e comédias.Para quem vive do teatro e para o teatro, há oficinas de formação e aperfeiçoamento.