Cultura

Artes

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

01. Arquitetura

A arte colonial mineira, super valorizada pela farta produção de obras, acabou concentrando centenas e centenas de pesquisas e monopolizando, praticamente, a atenção em geral. Entretanto, uma grande lacuna que vai do século 19 à década de 40 do século 20 pesa sobre as artes mineiras, constituindo-se num período pouco privilegiado pelos pesquisadores, o que talvez tenha gerado a falta de conhecimento e de interesse do grande público.


Esta seção aborda, portanto, os três séculos de arquitetura mineira e almeja que as construções do pós-colonial mineiro se tornem mais conhecidas e valorizadas. E um convite ao visitante das Minas Gerais a observar, em seus caminhos, a variedade de concepções arquitetônicas: as igrejas neogóticas espalhadas por todas as regiões, as singelas estações ferroviárias de influência inglesa, a onipresença do ecletismo, o estilo déco, a arquitetura moderna e a vanguarda do final dos anos 90 do século 20.


Clicando nos itens ao lado, você poderá conhecer um pouco mais de cada fase da arquitetura mineira nos seus trezentos anos de história.

  

Enviar link

© Sérgio Freitas Ouro Preto - Igreja de N.S do Rosário - Sérgio Freitas Igreja de N.S do Rosário
© Maria Lucia Dornas Tiradentes - Casa Colonial - Maria Lucia Dornas Casa Colonial
© Marcelo Fonseca Belo Horizonte - Edifício Niemeyer - Praça da Liberdade - Marcelo Fonseca Edifício Niemeyer - Praça da Liberdade