Cultura

Manifestações Culturais Tradicionais

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

Lendas Típicas

"As lendas são narrativas em que um fato histórico, centralizado em algum herói popular, se amplifica e se transforma sob o efeito da evocação poética ou da imaginação popular". (Houaiss)


No Brasil, sobretudo em Minas Gerais, boa parte das lendas tem mitos herdados de várias Nações Indígenas brasileiras e mitos procedentes de regiões portuguesas e de tribos africanas que para cá vieram no período do Ciclo do Ouro. No século 19, novos imigrantes, com seus causos e mitos, vão se integrando às comunidades locais. Dessa mistura de grupos sociais que colonizaram as nossas minas e as nossas gerais, resultou o interessante lendário típico mineiro.


As lendas são, portanto, sempre acompanhadas de personagens que, em alguma circunstância, foram marcantes e acabaram se tornando mitos locais. Nos pólos turísticos de Minas, são inúmeras as lendas. Muitas versam sobre pessoas que exerceram fascínio e encantamento ao longo da trajetória de importantes centros históricos, artísticos e paisagísticos do Estado.


Exemplos:
Diamantina - Lenda dos diamantes
Nova Lima -  A alma que pediu missa
Ouro Preto - A capela do Bom Jesus
Catas Altas - A lenda da Serra do Caraça
Congonhas - A noiva da Fundação
São João del-Rei - O Senhor do Mont'Alverne


Enviar link