Cultura

Artes

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

As bandas em Minas Gerais

"Todo mineiro tem um trem de ferro apitando nas veias, uma montanha brilhando nos olhos e uma banda tocando nos ouvidos."  Jorge Fernando dos Santos


Uma pracinha, um coreto e uma banda de música. Essa combinação é uma das mais agradáveis e alegres tradições culturais do Brasil. Em Minas Gerais, essa tradição é muito forte. Existe algo mais mineiro do que banda de música tocando na pracinha da Matriz?


Já foram encontrados registros de bandas militares em atividade no Brasil, durante o século 18. A popularização desses grupos musicais só aconteceu com a chegada da Família Real ao país, em 1808. As bandas da Brigada Real da Marinha Portuguesa executaram vibrantes dobrados no desembarque de D. João VI. O desfile da Brigada foi o suficiente para deixar a população do Rio de Janeiro completamente encantada. Napoleão Bonaparte teria dito: "Coloque uma banda na rua, e o povo a seguirá, para a festa ou para a guerra!."


Provavelmente essa foi a mais importante influência para a criação das bandas civis que herdaram a disciplina e a organização das bandas militares.


Em 1831, foi criada, na capital do Império, a Banda da Guarda Nacional, incentivo importantíssimo para o todo o Brasil. "No século 19 surgiram no Brasil as bandas com o perfil atual, baseado em percussão e instrumentos de sopro". (Walter Sebastião, Estado de Minas, 25 de agosto 2012)


O primeiro registro que se tem em Minas é que Pedro Nolasco da Costa Athayde, músico de idade avançada, teria regido em 1774 uma corporação musical, ou seja, a primeira banda organizada em Minas Gerais.


Nas cidades, vilas e povoados, as bandas civis passam a ser essenciais na vida social, estando presentes em diversos momentos, políticos ou religiosos. O repertório de uma banda é composto de choros, marchas, aberturas de óperas, dobrados e valsas. O uniforme tem que estar impecável, os sapatos, engraxados, e o quepe, na cabeça.


Uma importante função é a educação musical. São bons exemplos de músicos brasileiros que tiveram sua formação em bandas: Carlos Gomes, Eleazar de Carvalho, Anacleto de Medeiros e Altamiro Carrilho tocaram em bandas. O autor de O Guarani participou de uma banda em Campinas, sua terra natal. O maestro Eleazar tocou na Banda dos Fuzileiros Navais.


Com a intenção de ajudar as bandas, o Ministério da Cultura criou o Programa Nacional Bandas de Músicas: "O presente edital visa a possibilitar a aquisição de instrumentos de sopro, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade técnica e artística dos conjuntos musicais tradicionalmente designados como ‘bandas de música'[...]".


Em âmbito estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, existe um programa de apoio às bandas por compreender que se trata de uma das mais antigas manifestações culturais do Estado.


"O presente edital tem por objetivo apoiar as Bandas Civis de Música de Minas Gerais com a doação de instrumentos de sopro, metal e percussão, kit de partituras, promoção de cursos/oficinas de capacitação artística e lançamento de um CD, como forma de contribuir para a manutenção e aperfeiçoamento dos conjuntos musicais tradicionalmente designados como banda civil de música."


A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais possui o cadastro de 600 bandas.


Outro programa que merece atenção é o Circuito de Encontro de Bandas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que tem como objetivos:
• Preservar e resgatar as bandas de música, uma das principais riquezas da cultura brasileira;
• Difundir o trabalho das bandas de música dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo;
• Estimular a criação de outras bandas de música;
• Incentivar a juventude, das cidades interioranas, para o aprendizado da música.


O Circuito envolve seis cidades brasileiras. Em Minas Gerais, Carangola, Alto Jequitibá e Manhumirim. Itaperuna na região noroeste fluminense, e as cidades da região Sul do Espírito Santo, Guaçuí e Alegre.
http://www.circuitodebandasdemusica.com.br/


O calendário de uma banda é movimentado com atividades para todo o ano:
Janeiro - Festa de São Sebastião e Cavalhadas
Fevereiro - Carnaval de rua
Março e abril - Preparativos e as celebrações da Semana Santa
Maio - Coroações de Nossa Senhora e a Festa do Divino
Junho - Festas juninas, especialmente as de Santo Antônio, e a Procissão de Corpus Christi.
Julho - Dia 11, a festa em homenagem ao mestre da banda
Agosto - Assunção de Nossa Senhora e diversas devoções como Nossa Senhora da Lapa, do Pilar, da Boa Morte, da Saúde, da Abadia e da Piedade
Setembro - Senhor Bom Jesus do Matozinhos, Nossa Senhora de Nazaré, das Mercês e ainda Santa Ifigênia, além das comemorações de Sete de Setembro
Outubro - Congados e reisados marcam o mês dedicado a Nossa Senhora do Rosário
Novembro - Santa Cecília, padroeira dos músicos
Dezembro - Festa de Nossa Senhora da Conceição


Algumas Bandas de Música em Minas Gerais

Banda de Música Benício Moreira - Santa Luzia
Hoje, com mais de 100 anos, a banda é um dos grupos culturais mais tradicionais da cidade de Santa Luzia e do Estado de Minas Gerais. Participa ativamente dos encontros de banda da região, toca em procissões religiosas e faz apresentações em festas comunitárias.

Apresentação Banda Benício Moreira


Banda de Música Celso Maximo Pereira - Pompeu
A banda de música "Celso Máximo Pereira" se originou de várias bandas que existiram em Pompeu.

Apresentação Banda Celso Maximo Pereira


Banda de Música Dr. Genuíno Napoleão Magalhães - Ipanema
A banda de música de Ipanema foi fundada por Genuíno Napoleão Magalhães, em 1986, e, em sua homenagem, recebeu o seu nome, passando a ter a denominação de Banda Municipal Genuíno Napoleão Magalhães.

Vídeo - apresentação da Banda


Banda de Música Lira Ceciliana - Prados
Fundada em 1858 por José Estevão Marques da Costa (1843-1889), mantém em contínua atividade uma orquestra, um coral, uma banda de música e uma escola de iniciação musical para a formação de novos integrantes, participando da maioria das festas religiosas, cívicas e populares de Prados.

Apresentação Banda Música Lira Ceciliana


Banda de Música Santa Cecília - Rio Casca

Vídeo - Apresentação da Banda


Banda do 11º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais - Manhuaçu

Vídeo - apresentação da Banda


Banda do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - Belo Horizonte
Foi criada no dia 9 de setembro de 1927, pela Lei nº 959, sendo o primeiro regente o 1º sargento músico Balbino de Sousa. Atualmente é considerada uma das mais antigas e tradicionais bandas de Minas Gerais.

Apresentação Banda do Corpo de Bombeiros


Banda Euterpe Cachoeirense - Ouro Preto
Fundada em 25 de outubro de 1856, no distrito de Cachoeira do Campo, em homenagem à padroeira Nossa Senhora de Nazaré. É considerada a 2ª banda civil mais antiga do Estado de Minas Gerais em trabalhos ininterruptos.

Apresentação Banda Euterpe Cachoeirense - Ouro Preto


Banda Municipal Maestro Azevedo - Poços de Caldas

Vídeo - Apresentação da Banda Municipal


Banda Musical Princesa Leopoldina - Leopoldina
A Banda Musical Princesa Leopoldina (BMPL) foi criada em 15/7/1999 por um grupo de leopoldinenses amantes da música e com atuação em segmentos sociais importantes no município. O objetivo primordial a inspirar a criação da banda foi dar oportunidade a jovens talentos que, vocacionados para a música, jamais disporiam de meios para adquirir instrumentos e tomar aulas gratuitamente.

Vídeo - Apresentação da Banda Princesa Leopoldina


Banda Municipal Sarzedense - Sarzedo
A Banda Municipal Sarzedense teve a sua estreia em dezembro de 2007. Surgiu a partir da iniciativa do trompetista e maestro Joanir de Oliveira por meio de um projeto desenvolvido com crianças e adolescentes da cidade de Sarzerdo. A Banda Municipal Sarzedense, que se apresenta em eventos culturais do município e em diversas cidades, tem 47 integrantes e outros 80 jovens fazem parte do curso de formação musical, com aulas de percepção musical e de instrumento.


Banda Santíssimo Sacramento - Serro
Fundada em 21 de abril de 1909, a origem da banda está na junção de duas bandas, uma pertencente à Liga Operária Beneficente, dirigida pelo maestro Virgílio Mamede Alves Pereira, e outra dirigida pelo Sr. Fernando Victor Forreaux.

Banda Santíssimo Sacramento


Banda Santo Antônio - Rio Doce
Hoje a Corporação Musical Santo Antônio é composta, em sua maioria, de crianças e adolescentes. Embora, com menos de 2 anos com essa nova formação, a nossa banda já é considerada uma das melhores bandas civis de Minas Gerais.

Vídeo - Banda Santo Antônio - Rio Doce


Corporação Euterpe Fraternidade - Brasília de Minas
"Brasília de Minas tem 114 anos e a banda tem 100, então ela é a história da cidade, ela esteve presente em diversos acontecimentos políticos, sociais e culturais e esse é um momento histórico, uma corporação musical fazer 100 anos é muito importante, é possível perceber que a música une os brasilminenses." (Dr. Xikin, 2008)


Corporação Musical 26 de Abril - Alto Jequitibá

Vídeo - apresentação da Corporação


Corporação Musical Banda São Sebastião - Brumadinho
Tarcílio Gomes da Costa fundou a banda em 13 de maio de 1929. Na verdade, ela é mais antiga que a própria cidade de Brumadinho; o registro oficial, porém, só aconteceu em 30 de novembro de 1957, no Cartório do 1º Oficio de Notas.

Banda Musical São Sebastião


Corporação Musical Bom Jesus das Flores - Ouro Preto

Vídeo - apresentação da Corporação Musical


Corporação Musical do Colégio Tiradentes da PMMG (COMUTI) - Juiz de Fora
A Corporação Musical do Colégio Tiradentes/JF (COMUTI) foi fundada em julho de 2006, mas existia desde outros anos, mas era denominada Fanfarra do Colégio Tiradentes; posteriormente, passou a se chamar Banda Colégio Tiradentes.


Corporação Musical Euterpe Lagoana - Nova Era

História da Corporação


Corporação Musical João Carlos Filho - Cruzília

Vídeo - apresentações da Corporação


Corporação Musical Lira Santo Antônio - Campos Altos
Fundada em 1955 pelo anseio das pessoas daquela época em ter uma Banda de Música para alegrar os eventos da cidade, e não depender de bandas de outras cidades. Atualmente sob a regência do maestro Antônio José dos Santos, é composta de 62 músicos e atende 280 alunos em sua Escola de Música, com apoio do Projeto Criança Esperança.

Apresentação da Corporação


Corporação Musical Municipal Padre Diniz - Ferros

Vídeo - apresentação da Corporação


Corporação Musical Nelson Borges - Santo Antônio do Grama
Em 2009, a Corporação Musical Nelson Borges foi oficialmente declarada como entidade pública, por meio da Lei Municipal nº 385/2009. Já em 2010 foi inventariada como patrimônio cultural gramense, aprovada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), considerada manifestação cultural de grande importância para a comunidade gramense.

Vídeo - apresentação da Corporação


Corporação Musical Padre Felisberto - Dom Silvério

Vídeo - apresentação da Corporação


Corporação Musical Santíssima Trindade - Ponte Nova

Vídeo - apresentação da Corporação


Corporação Musical União 7 de Setembro - Ponte Nova
A banda ganhou o título de Patrimônio Cultural do Município e, simultaneamente, foi registrada como "Bem Imaterial", na categoria "Forma de Expressão". A agremiação musical comemorou 60 anos em 2011.

Vídeo - apresentação Corporação


Corporação Nossa Senhora Auxiliadora - Coronel Fabriciano
A Corporação Nossa Senhora Auxiliadora foi fundada em 6 de janeiro de 1943.


Filarmônica Leopoldino Gandra - Malacacheta

Vídeo - apresentação da Filarmônica


Filarmônica Visconde do Rio Branco - Visconde do Rio Branco
Foi criada pela Associação dos Amigos de Visconde do Rio Branco fez sua primeira apresentação em público, na data oficial de sua fundação, em 15 de novembro de 1961.

Apresentação da Filarmônica


Lira 21 de Abril - Carangola

Vídeo - apresentação da Lira


Lira 30 de Janeiro - Governador Valadares

Vídeo - apresentação da Lira


Lira Musical 1º de Maio - Leopoldina
Fundada em 1º de maio de 1975, a banda tem como objetivo a manutenção da tradição cultural mediante o ingresso de jovens na música. Hoje, a Lira 1º de Maio conta com 25 músicos e vários aprendizes em iniciação musical. As aulas são ministradas pelo maestro e por professores especializados. A banda se apresenta em datas cívicas, retretas, festas populares e em programações próprias. Suas despesas com a sede, a manutenção do equipamento e com a remuneração do maestro são mantidas por meio de doações espontâneas da comunidade. A banda mantém ensaios todas as terças e quintas-feiras, na sede da União Beneficente Operária Leopoldinense (UBOL).


Lira Nossa Senhora do Amparo - Amparo da Serra

Vídeo - apresentação da Lira


Lira Santa Cecília - Jequeri

Portal do Patrimônio


Lira Santa Rita - Viçosa

Vídeo - apresentação Santa Lira


Lira Sinfônica Santa Cruz do Escalvado

Vídeo - apresentação da Lira


Sociedade Musical Amantes da Lira - Guiricema
Foi fundada no dia 1º de agosto de 1981, por um grupo de cidadãos guiricemenses, na sua maioria funcionários do antigo "Ginásio". Esse grupo, preocupado com a causa da cultura, quis, na verdade, fazer renascer uma banda que até então estava adormecida, estagnada e que teve seu surgimento nos idos do início do século 20. Seu primeiro maestro foi o coronel Luiz Coutinho, também primeiro prefeito de Guiricema e autor de inúmeras peças que até hoje são executadas por diversas bandas da região.


Sociedade Musical e Cultural Santa Lucia - Sabará

Vídeo - apresentação Sociedade Musical


Sociedade Musical Lira Tocantinense - Tocantins

Vídeo - apresentação da Sociedade Musical


Sociedade Musical Santa Cecília - Mariana
A criação da banda, que foi batizada com o nome de União Musical Santa Cecília, aconteceu no dia 22 de novembro de 1899. Em 15 de fevereiro de 1900, decidiu-se renomeá-la Sociedade Musical Santa Cecília.

Sociedade Musical Santa Cecília


Sociedade Musical Santa Cecília - Rodrigo Silva/Ouro Preto

Vídeo - apresentação da Sociedade Musical


Sociedade Musical Santa-Ritense - Santa Rita/Ouro Preto

Musical Santaritense


Sociedade Musical São Sebastião - Mariana
A Banda São Sebastião tem suas raízes na comunidade operária de Passagem de Mariana, que, de 1910 à década de 30, chamou-se Banda Operária, tendo sua história ligada ao trabalho na Mina de Ouro, à atuação sindicalista da Junta Beneficente e à busca de alternativas de bases socioculturais e recreativas no distrito.

Vídeo - apresentação da Sociedade Musical São Sebastião


Sociedade Musical União dos Artistas - Muriaé
Fundada em 11 de abril de 1935 pelo maestro Octacílio Pereira com músicos de outra banda mais antiga chamada de Banda do Maestro João de Souza. A Banda da Sociedade Musical União dos Artistas é considerada patrimônio cultural da cidade. Com aproximadamente 30 apresentações mensais, nesses 71 anos de atividades ininterruptas, já participou de mais de 20 Encontros de Bandas nos municípios mineiros, capixabas e fluminenses, de onde trouxe vários troféus e diplomas.


União Musical Santa Cecília - São Brás do Suaçuí
Fundada em 1º de maio de 1956, a banda sempre contou com a participação de músicos voluntários.

União Musical Santa Cecília



Outras bandas
Associação Musical de Inhapim
Associação Musical Nossa Sra. da Conceição da Lapa - Antônio Pereira/Ouro Preto
Banda de Música Céu Pequeno - Tarumirim
Banda de Música Guararaense - Guarará
Banda de Música Maestro Nino Delicatti - Itamogi
Banda de Música Munhumirinense - Manhumirim
Banda de Música Santa Cecília - Abre Campo
Banda de Música São Geraldo - Virginópolis
Banda de Música Vitalina Correia - Cordisburgo
Banda Filarmônica de Bocaiuva
Banda Lira Nossa Senhora do Carmo - Carmésia
Banda Municipal Santo Estevão - Iapu
Corporação Musical 26 de Julho - Urucânia
Corporação Musical Amigos da Música - Divino
Corporação Musical Campo Florido - Caratinga
Corporação Musical João Monlevade
Corporação Musical Joaquim Ferreira Alves - Divino
Corporação Musical José Ferreira Gomes - Piedade de Ponte Nova
Corporação Musical José Ferreira - Faria Lemos
Corporação Musical Lira Coração de Jesus - Araponga
Corporação Musical Lira Santa Cecília - Caratinga
Corporação Musical Lira São José - Ervália
Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição --São Miguel do Anta
Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição - Senador Firmino
Corporação Musical Nossa Senhora das Graças - Sem Peixe
Corporação Musical Nossa Senhora de Oliveira - Senhora de Oliveira
Corporação Musical Raul-Soarense - Raul Soares
Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus - Acaiaca
Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus - Mariana
Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus - Nova Lima
Corporação Musical Santa Cecília - Astolfo Dutra
Corporação Musical Santa Cecília - São Domingos do Prata
Corporação Musical São Pedro-- Porto Firme
Corporação Musical São Sebastião - Monsenhor Izidro
Corporação Tenente Oswaldo Machado - Ipatinga
Corporação União Musical Dionisiana - Dionísio
Corporação Musical Vermelhense - Vermelho Novo
Filarmônica Banda de Música Francisco de Paula - Teófilo Otoni
Filarmônica Maestros Antônio e Cesário Corrêia - Coroaci
Lira Antônio Chequer - Viçosa
Lira Caldense - Engenheiro Caldas
Lira Carlos Gomes - Além Paraíba
Lira Carlos Gomes - São Pedro dos Ferros
Lira Margaridense - Santa Margarida
Sociedade Musical 13 de Julho - Ouro Preto
Sociedade Musical 27 de Março - Pirapetinga
Sociedade Musical e Cultural Euterpe São José - Palma
Sociedade Musical Lira Santanense - Santana de Cataguases
Sociedade Musical Nossa Senhora da Ajuda - Congonhas
Sociedade Musical Santa Cecília - Miraí


Conheça todas as bandas cadastradas em Minas Gerais:
http://www.bandasdeminas.com.br/bandas-cadastradas

 

Enviar link