Cultura

Manifestações Culturais Tradicionais

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

Cozinha Mineira

"Todos os principais se desmoronam diante de um lombo com rodelas de limão, tutu de feijão com torresmo, linguiça frita com farofa."

                          Fernando Sabino

 

 

As três culturas implantadas em Minas Gerais (do índio, do português e do negro)  influenciaram diretamente o seu tipo de alimentação. Do milho, herança indígena, saiu-nos o angu, sempre presente na alimentação dos negros africanos, e acompanhamento infalível de um dos mais típicos pratos mineiros: o frango ao molho pardo.

 

De feijão são feitas duas outras iguarias bem características de Minas Gerais: o tutu com lombo de porco e o feijão tropeiro, que é acompanhado de linguiça, torresmo, couve picada fininha e rodelas de ovo cozido.

 

Outra iguaria bem característica de Minas é a canjiquinha com costelinha de porco. Quiabo ensopado com angu de fubá e arroz misturado com pequi são combinações frequentes nas mesas mineiras.

 

Uma das gulodices mineiras mais típicas é o famoso pão de queijo, espécie de broa leve e saborosa, que deve ser comida ao sair do forno. É encontrada principalmente em Belo Horizonte, onde há numerosas casas especializadas na sua fabricação. Há broinhas de fubá, brevidades, biscoitos 'quebra-quebra' e de polvilho.

 

Fonte: Cultura Mineira - Série Pesquisando. Sesc Minas Gerais

 

 

Enviar link

© Divanildo Marques Bolo de Milho - Divanildo Marques Bolo de Milho
© Cecília Alvarenga Belo Horizonte - Receita da vovó - Cecília Alvarenga Receita da vovó
© Mr. Jones Belo Horizonte - Frango com Quiabo - Mr. Jones Frango com Quiabo
© Maria Luiza Sica Tiradentes - Memórias - Maria Luiza Sica Memórias
© Maria Luiza Sica Tiradentes - Quiabo - Maria Luiza Sica Quiabo