Minas Gerais

O Estado

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó
  •  

As Capitais

© Daniel Souza Piranguinho - Entrada de Piranguinho - Daniel Souza Entrada de Piranguinho

Algumas cidades mineiras possuem atividades econômicas tão marcantes, na escala de produção e qualidade, que ganharam o título de "capital", referente a sua vocação. Apresentamos abaixo, em ordem alfabética, as "capitais" mineiras.


Belo Horizonte - Capital dos Botecos

Região cultural: Mineração
Região turística: Central
População: 2.452.617 (IBGE 2009)


Os quase doze mil bares espalhados por todas as regiões da cidade motivaram a criação de uma lei que declarou Belo Horizonte como "capital mundial dos botecos".


A tradição dos botecos á tão grande que um dos eventos de maior sucesso na capital mineira é o "Comida di Buteco", que premia os melhores tira-gostos anualmente. Durante os meses de abril e maio, os frequentadores de botecos fazem uma maratona para provar e votar no melhor petisco e na cerveja mais gelada.


Lei Municipal nº 9.714
Art. 1º - Fica o Município de Belo Horizonte declarado Capital Mundial dos Botecos.

Parágrafo único - Para os fins desta lei, entendem-se como botecos os bares, restaurantes e assemelhados.

Art. 2º - Fica instituído o Dia Municipal dos Botecos, a ser comemorado, anualmente, no terceiro sábado do mês de maio.

Parágrafo único - A data instituída no caput deste artigo constará do Calendário Oficial de Festas e Eventos do Município de Belo Horizonte.

Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Belo Horizonte, 24 de junho de 2009.

Márcio Araujo de Lacerda
Prefeito de Belo Horizonte


Borda da Mata - Capital do Pijama

Região cultural: Café Oeste Sul
Região turística: Sul de Minas
População: 15.507 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 410 km


Às margens da Rodovia MG-290, estão localizadas oito das nove lojas da cidade. Para o município, o pijama é um "produto turítistico" que atrai compradores do varejo e atacado.


Oitenta por cento da economia de Borda da Mata provém das confecções de pijamas e dos teares. A Associação Comercial e Industrial da cidade contabiliza 3.700 pessoas envolvidas nas atividades de confecção de pijamas e tecelagens.


Estiva - Capital do Morango

Região cultural: Café Oeste Sul
Região turística: Sul de Minas
População: 11.426 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 409 km


As plantações de morango se iniciaram no início da década de 60 do século 20. Os morangueiros se adaptaram tão bem ao clima que o município se tornou o maior produtor de morango de Minas Gerais. Hoje Estiva produz 13.000 toneladas/ano, ocupando 260 ha - 50.000 kg por hectare. São 2.578 agricultores familiares envolvidos na produção de morangos.


Desde 1999, acontece no mês de julho a ExpoFest Estiva, que apresenta aos participantes muitas delícias feitas com morango, além de shows e do baile da Rainha do Morango.


Jacutinga - Capital das Malhas

Região cultural: Café Oeste Sul
Região turística: Sul de Minas
População: 21.424 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 490 km


O turismo de compras é o forte do município. Hoje, Jacutinga é conhecida em todo o País como polo de fabricação de malhas de tricô, sendo responsável por 25% da produção nacional do setor. São produzidos dois milhões de peças/mês, em um parque industrial de microempresas, que utilizam tecnologia de primeira geração.

 

Japonvar - Capital Nacional do Pequi

Região cultural: Sanfranciscana Mineira
Região turística: Norte de Minas
População: 8.298 (IBGE 2010)
Distância de Belo Horizonte: 528 km


O pequi gera renda para mais de 300 pessoas envolvidas na coleta, no beneficiamento e na comercialização. Conta com o apoio de uma extensa rede de parceiros e teve papel destacado na aprovação da “Lei Pró-Pequi” (Lei Estadual 13.965), que disciplina o extrativismo e protege o pequizeiro, além de encorajar diversas iniciativas de recuperação da biodiversidade pelo plantio de espécies nativas do Cerrado.


Juruaia - Capital da Lingerie

Região cultural: Café Oeste Sul
Região turística: Sul de Minas
População: 8.684 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 508 km


A cidade é hoje referência na produção e no comércio de lingerie, já que são mais de 70 lojas e confecções. Anualmente são realizados dois eventos, que fazem parte do calendário da moda íntima no País. Em maio acontece a Feira de Lingerie de Juruaia (Felinju), e em setembro é a vez da Fest Lingerie.


Mirabela - Capital Nacional da Carne de Sol

Região cultural: Sanfranciscana Mineira
Região turística: Norte de Minas
População: 13.042 (IBGE 2010)
Distância de Belo Horizonte: 497 km


A pecuária move a economia de Mirabela. A carne de sol produzida no município tem a reputação de ser a melhor, o produto lidera a venda nos açogues da cidade.


Monte Sião - Capital Nacional da Moda Tricô

Região cultural: Café Oeste Sul
Região turística: Sul de Minas
População: 8.684 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 470 km


A principal atividade econômica de Monte Sião é a confecção de malhas. A comercialização é feita através de cerca de 2.000 estabelecimentos, entre malharias e lojas comerciais.


A Feira Nacional do Tricô (Fenat) acontece entre os meses de abril e maio.


Nova Serrana - Capital dos Calçados Esportivos

Região cultural: Mineração
Região turística: Centro-oeste
População: 67.967 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 133 km


Os primeiros calçados produzidos em Nova Serrana eram artesanais. Apenas em 1948, foi implantada a primeira fábrica de botinas, registrada por Geny José Ferreira.


São produzidos no município e cidades do entorno mais de 77 milhões de pares/ano de calçados esportivos, criando aproximadamente 21 mil empregos diretos e 20 mil indiretos; esse segmento dos calçados esportivos representa 55% da produção nacional.


Piranguinho - Capital do Pé de Moleque

Região cultural: Café Oeste Sul
Região turística: Sul de Minas
População: 8.227 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 436 km


Considerado identidade cultural de Piranguinho, o pé de moleque do município é tão importante e famoso que se tornou símbolo gastronômico do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. A Prefeitura de Piranguinho instituiu o selo de qualidade municipal para atestar a procedência do doce e evitar as falsificações.
O evento marcante na cidade é a Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo.


Salinas - Capital da Cachaça

Região cultural: Nordeste Mineiro
Região turística: Norte de Minas
População: 38.789 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 640 km


Atualmente, a produção anual de cachaça no município é de cerca de cinco milhões de litros por ano, sendo comercializada sob mais de 50 marcas em todo o País e no exterior. A economia da região gira em torno do produto.


Entre as dezenas de marcas de cachaça produzidas no município, a mais tradicional é a Havana, marca símbolo da região e reconhecida pelo Patrimônio Cultural Imaterial de Salinas, por meio do Decreto Municipal nº. 3.728/2006.


Santo Antônio do Monte - Capital dos Fogos de Artifício

Região cultural: Central
Região turística: Centro-Oeste
População: 25.899 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 185 km


Foguetes de todos os tipos e cores são produzidos em Santo Antônio Monte, produtos de sucesso que são responsáveis por mais de 80% da produção nacional. Gerador de mais de 15 mil empregos diretos e indiretos, Santo Antônio do Monte abastece todo o território nacional e exporta para o mercado internacional.


No maior evento da cidade, a Festa do Foguete mostra o que existe de melhor na pirotecnia, oportunidade em que as fábricas da cidade oferecem novidades e produtos de qualidade. A Rodada de Negociação proporciona bons negócios para produtores e compradores do Brasil e do exterior. O melhor da festa são os shows pirotécnicos, quando cada fábrica apresenta produtos da mais alta qualidade.


Para fortalecer a produção, foi criado o Centro Tecnológico Oscar José do Nascimento, que fornece apoio técnico e científico às indústrias.


Santa Rita do Sapucaí - Capital dos Eletrônicos

Região cultural: Café Oeste Sul
Região turística: Sul de Minas
População: 36.150 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 406 km


Todas as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições brasileiras são produzidas em Santa Rita do Sapucaí, hoje conhecida como "Vale da Eletrônica". Famosa pela qualidade de seus produtos, que são exportados para vários países, Santa Rita é um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do Brasil.


A renda per capta atual da cidade é uma das mais altas do interior do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). São 134 empresas de pequeno e médio portes, que juntas, em 2008, faturaram cerca de R$ 1 bilhão.

 

Teófilo Otoni - Capital das Pedras Preciosas

Região cultural: Nordeste Mineiro
Região turística: Jequitinhonha/Mucuri
População:
134.745 (IBGE 2010)
Distância de Belo Horizonte: 450 km

No riquíssimo subsolo de Teófilo Otoni, formaram-se, há milhões de anos, águas marinhas, topázios, berilos, turmalinas, crisoberilo, alexandrita, ametistas, quartzo róseo, olho-de-gato e outras gemas. A razão para a diversidade e a riqueza é o município estar localizado na província pegmatítica Oriental do Brasil, uma das mais ricas áreas mundiais de produção de pedras preciosas.


Timóteo - Capital do Aço Inox

Região cultural: Central
Região turística: Rio Doce
População: 79.813 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 196 km


Em 1944, foi instalada em Timóteo a Companhia de Aços Especiais Itabira (Acesita). Ao longo dos anos, a empresa passou a produzir vários tipos de aço, batendo recordes na produção e iniciando o processo de exportação para mais de 30 países. Em 1988, cerca de 40% da sua produção é exportada. Nesse mesmo ano, iniciou-se o processo de privatização da Acesita, ação que terminou em 1992.


Na primeira década do século 21, a Acesita passou a ser comandada pela Arcelor Mittal. A Usina Siderúrgica da Arcelor Mittal Inox Brasil, localizada em Timóteo, na região conhecida como Vale do Aço, tem a capacidade instalada da ordem de 900 mil toneladas/ano de aço líquido e é a única produtora integrada de aços planos inoxidáveis e elétricos da América Latina.


Ubá - Capital Moveleira

Região cultural: Zona da Mata
Região turística: Zona da Mata
População: 99.708 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 392 km


A fabricação moveleira de Ubá é destaque no Brasil e vem ganhando espaço no mercado internacional. É o primeiro polo moveleiro de Minas e o terceiro do Brasil. São produzidos sala de jantar, estofados, camas, guarda-roupas, cômodas e criados.


Uberaba - Capital do Zebu

Região cultural: Triângulo
Região turística: Triângulo
População: 296.261 (IBGE 2009)
Distância de Belo Horizonte: 489 km


Todos os anos, no mês de maio, Uberaba se torna a "Capital Mundial do Zebu". Mais de US$ 100 milhões em negócios são movimentados na Expozebu. Uberaba é hoje o maior centro de referência em embriões bovinos e maior centro mundial de melhoramento genético de raças zebuínas.


A importância e tradição do zebu para a economia da cidade resultou na criação do Museu do Zebu, que conta a trajetória dessa raça no Brasil. O acervo do museu é constituído por peças, fotos, livros e documentos. Há exposição permanente e mostras anuais temporárias.


A sede nacional da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ACBZ) está instalada em Uberaba.


Inconfidentes - Capital do Crochê

Região cultural: Café Oeste Sul
Região turística: Sul de Minas
População: 6.908 (IBGE 2009)
Distância de BH: 432 km


Inconfidentes é um dos maiores produtores de crochê, malhas, fios, fibras e tapetes do Sul de Minas Gerais. Anualmente acontece na cidade a Crochemalhas.



Enviar link

© Maria Lucia Dornas Timóteo - Timóteo - Sinergia - Vilma Nöel - Trevo BR381 - Maria Lucia Dornas Timóteo - Sinergia - Vilma Nöel - Trevo BR381
© Divulgação/ASCOM-INATEL Santa Rita do Sapucaí - Centro de Integração Cultura. Científica e Tecnológica da INATEL - Divulgação/ASCOM-INATEL Centro de Integração Cultura. Científica e Tecnológica da INATEL
© Circuito Turístico Pedras Preciosas Teófilo Otoni - Pedras Preciosas - Circuito Turístico Pedras Preciosas Pedras Preciosas
© Divanildo Marques Belo Horizonte - Dalva Botequim - Divanildo Marques Dalva Botequim