Minas Gerais

História

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

Biografias dos governadores mineiros - Período Republicano

Em 15 de novembro de 1889 era instaurada a Repúplica no Brasil. Com ela, abriam-se as possibilidades de uma maior participação popular na vida pública do país. As camadas populares, até então alijadas das decisões nacionais, fizeram-se ouvir e ganharam espaços nessa longa marcha pela democratização.

A trajetória republicana - marcada por lutas, recuos e avanços, conflitos e alianças, períodos de ditaduras e de redemocratização - trouxe conquistas que não podem ser ignoradas. A ampliação do voto, incluindo o feminino, a profusão de partidos políticos, expressão de uma democracia representativa, a liberdade de associação e expressão, a criação de organizações autônomas da sociedade civil, dentre outras, demonstram o alargamento daquela participação.

Nestes mais de cem anos de República, a conquista da democracia e da cidadania tem sido uma longa e árdua caminhada, e Minas Gerais, através da atuação de seus políticos, teve uma participação marcante nos rumos tomados pelo regime republicano no país.


Texto extraído do Calendário 2002 do SESC MINAS GERAIS

Enviar link