Minas Gerais

Quiz

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

Literatura

Literatura Mineira
Qual escritor mineiro publicou em Portugal, no ano 1769, a obra "O Uruguay"? 



Qual poema épico de Frei Santa Rita Durão foi publicado em 1781? 



Qual obra foi o marco do Arcadismo Mineiro?  



Os temas prefridos do Arcadismo eram: 



Alcindo Palmireno era o pseudônimo do poeta árcade:  



"Enfim serás cantada, Vila Rica / Teu nome impresso nas memórias fica / Terás a glória de ter dado o berço / A quem te faz girar pelo universo." Qual poeta é autor desses versos?  



Qual escritor foi Grande expoente do romance de tema rural, conhecido como romance regionalista ou sertanista no século 19?  



"Repousa agora em paz, fiel escravo / Que na campa quebraste os ferros teus / No seio dessa terra que regaste / De prantos e suores / E vós, que vindes visitar da morte / O lúgubre aposento / Deixai cair ao menos uma lágrima / De compaixão sobre essa humilde cova / Aí repousa a cinza do Africano / - o símbolo do infortúnio." Os versos "À Sepultura de um Escravo" pertencem ao escritor:  



Relacione: obra/escritor 



Qual poeta é destaque na literatura mineira no princípio do século 20? 



Editada entre 1925 e 1926, a primeira publicação na área de literatura modernista foi organizada por Carlos Drummond de Andrade, Emílio Moura, Francisco Martins de Almeida, Gregório Canedo e Pedro Nava. A publicação se chamava:  



Como se chamava o movimento modernista organizado por Ascânio Lopes em Cataguases?  



A geração de 30 tem como expoentes os escritores:  



“A palavra é meu alimento”. Essa frase é de um dos principais autores da geração de 40. Quem é ele? 



Quais escritores ficaram conhecidos como "Os quatro cavalheiros do Apocalipse"? 



Em 1966, começou a circular o suplemento literário do “Minas Gerais”, que foi uma grande oportunidade para a nova geração. Reuniu os escritores já consagrados pelo público e crítica e os estreantes; era um ponto de encontro de gerações e estilos. Quais escritores pertecem a chamada "geração suplemento"? 



Entre fundador, patronos e eleitos, quantos mineiros fazem parte da Academia Brasileira de Letras? 



Quais textos de Adélia Prado foram adaptados para o palco?  



"As Patas da Vaca", "Flora", "Papo de Pato" e "Indez" são obras de um dos mais bem sucedidos ecritores infato-juvenis. Seu nome é:  



Qual escritor mineiro relatou o fato: "...Salvei a vida de muitos jovens americanos que estavam condenados a morrer no Vietname. Como? Assim: o estudante vinha e dizia: - Professor, se eu tirar menos de sete vão me mandar para a guerra. Claro, eu ajustava a nota. Não ia fazer o sangue escorrer no quadro negro da história da minha sala".  



Qual autor mineiro foi capaz de contratar um assassino de aluguel para persegui-lo e, assim, mergulhar de forma mais completa no inferno de um personagem.  



"A partir dos 14 anos comecei a escrever histórias "mais sérias", com pretensão literária. Muito me ajudou, neste início de carreira, ter aprendido datilografia na velha máquina Remington do escritório de meu pai. E a mania que passei a ter de estudar gramática e conhecer bem a língua me foi bastante útil.  



Enviar link