Minas Gerais

Quiz

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

História

História de Minas - 2ª metade do século 18
D. João Francisco Antônio José Bento Bernardo, 24º rei de Portugal, com o título de D.João V, o Magnânimo, reinou entre os anos de: 



A Capitania das Minas era a mais populosa da América Portuguesa na segunda metade do século 18. A população pelo censo de 1786 foi estimada em?  



Pelo censo de 1786, o número de brancos (homens e mulheres) e escravos (homens e mulheres) na Capitania das Minas era de: 



A produção de ouro da Capitania de Minas Gerais, entre os anos de 1796-1799, foi de: 



A atividade mineradora da Capitania das Minas deslocou o eixo econômico do Nordeste para o Sudeste, o que levou a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro no ano de: 



O Alvará de 3 de dezembro de 1750 aboliu o sistema de capitação de escravos e determinou a cobrança dos quintos através das Casas de Fundição, impondo a arrecadação mínima de:  



A produção de diamantes, durante o século 18, no Distrito Diamantino é estimado em: 



Em fins de 1771, um alvará régio extinguiu o sistema de contratos diamantinos, e a exploração passou a ser controlada pela Coroa. Esse sistema de exploração chama-se:  



A Inconfidência Mineira foi o mais expressivo movimento do século 18 contra a Coroa portuguesa. A carta denúncia foi entregue ao governador da Capitania em: 



A execução de Tiradentes e a partida para o degredo dos inconfidentes marcam o fim da Inconfidência Mineira. Esses dois fatos ocorreram no ano de: 



Enviar link