Turismo

Circuitos

Lago Três Marias

© FZB / Breno Sousa Três Marias - Rio São Francisco - FZB / Breno Sousa Rio São Francisco

O Lago de Três Marias reflete um azul incomparável e se espraia margeando campos de cerrado e as veredas dos sertões dos gerais.


Este Circuito é composto dos municípios de Abaeté, Biquinhas, Felixlândia, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Paineiras, Pompeu, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias, todos marcados pelas águas do Rio São Francisco e do imenso Lago de Três Marias, chamado carinhosamente pela população local de "Doce Mar de Minas". São 21 bilhões de metros de água e 1.040 km2 de superfície (8,7 vezes maior que a Bacia da Guanabara).


"O Lago de Três Marias surgiu do represamento do Rio São Francisco, formado com a construção de uma das maiores barragens de terra do mundo. Teve como principais objetivos a regularização do curso das águas do Rio São Francisco nas cheias periódicas e melhoria da navegabilidade; a utilização do potencial hidrelétrico e o fomento da indústria e irrigação. Iniciada em maio de 1957, a grande obra foi concluída em janeiro de 1961, representando um verdadeiro recorde mundial de construção desta natureza." (Prefeitura de Três Marias)


O meio ambiente neste Circuito é muito especial. A geografia é caracterizada por campos, cerrado e encantadoras veredas, conhecidas como "o oásis do sertão". É o local onde se encontram as robustas e elegantes palmeiras do buriti que chegam a medir de 20 m a 30 m de altura. Não foi à toa que Guimarães Rosa nelas se inspirava. Frutos exóticos como murici, araticum e pequi são ali fartamente encontrados.


A pesca amadora e os esportes náuticos são as principais motivações para o turismo na região. A partir de São Gonçalo do Abaeté, podem-se fazer passeios de barco pelo Rio São Francisco e pela vasta costa de água doce do Lago de Três Marias.


A cidade de Felixlândia é uma opção para as atividades náuticas. Mas cachoeiras e riachos são abundantemente encontrados em todo o Circuito.


Já na área do Patrimônio Histórico, os destaques ficam para as fazendas dos séculos 18 e 19.


A grande festa religiosa fica por conta do Jubileu de Nossa Senhora da Piedade, que acontece em agosto no município de Felixlândia. É um evento tão expressivo regionalmente que a imagem de Nossa Senhora da Piedade, que se encontra no santuário em sua homenagem, atribuída ao mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi restaurada recentemente numa parceria do Iepha, Cecor e Faop.


No princípio do século 19, Minas entrou em plena fase de expansão e povoamento de suas terras, já que, no século 18, toda a atenção ficou voltada para a região mineradora, que abrangia a área que hoje se conhece por Quadrilátero Ferrífero. Com as minas exauridas, foi necessário, então, partir para novas empreitadas, novas soluções.


E a busca por novas terras acabou transformando Minas Gerais numa província - título que só passou a ter após a Independência - eminentemente rural, tendo a agricultura e a pecuária como base da sustentação econômica. Assim, as cidades que compõem este Circuito também tiveram origem nas fazendas e nos pousos que abrigavam tropeiros.


No âmbito dessa trajetória, o nome de Joaquina Bernarda Silva de Abreu Castelo Branco Souto Mayor, a Dona Joaquina do Pompeu, não poderia deixar de ser mencionado. A poderosa matriarca mineira dominou todo o Alto São Francisco, no final do século 18 e princípio do 19, tanto que, no seu testamento foram deixados 48.400 km2 de terras. E muitas conceituadas famílias mineiras acreditam pertencer ao tronco da Dona Joaquina do Pompeu.


Circuito Lago de Três Marias!


Um lugar perfeito para sossego, relax, paz e lazer junto à amplidão da natureza e às históricas águas do Velho Chico.


O Circuito foi certificado em 12 de setembro de 2005.
Certificação renovada em 2009/2010.


Presidente
Cássia Magali Nacife Gonçalves
38 3754-5199
38 9977-8968


Gestora
Daly Batista Coelho
38 8807-4901
dalybatista@bol.com.br


Sede do Circuito
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 239 B - Centro
CEP 39205-000
Três Marias
38 3754-7454
turlago3m@yahoo.com.br


Atualizado em 11 de abril de 2011.

 

Enviar link