Turismo

Circuitos

Triângulo Mineiro

© Henry Yu Uberlândia - Rio Araguari - Henry Yu Rio Araguari

Envolvendo as cidades mais ao centro da região do Triângulo Mineiro, Sudoeste de Minas Gerais, o Circuito agrada pela diversidade dos atrativos e pela receptividade calorosa de seu povo.

Reconhecido pelo desenvolvimento econômico, comprometido com a preservação de sua história e de seu patrimônio, o Circuito Turístico do Triângulo Mineiro é rico pelas belezas naturais que se apresentam em formosas cachoeiras ao longo dos seus rios, formando lagos apropriados para a prática de turismo de aventura, ecoturismo e pesca esportiva.


O turismo de negócios e o de eventos são fortes atrativos por se tratar de um referencial de logística, agronegócios e do maior centro atacadista da América Latina. A Expozebu, maior exposição de gado zebu do mundo, e o Sítio Paleontológico são destaques internacionais, não esquecendo a cultura de seu povo, como: o folclórico Congado, a Folia de Reis e os grupos de violeiros; o rico artesanato regional, a fé nos eventos religiosos ecumênicos e a tradicional romaria de Nossa Senhora da Abadia.


Entre tantos outros motivos para recebermos o turista bem e com a certeza do profissionalismo que transforma tudo em um show de viagem, é que esperamos você e sua família nos municípios que fazem parte do roteiro do Circuito Turístico do Triângulo Mineiro.


Araguari
Araguari vive uma fase de dinâmico crescimento. É uma cidade com ótima qualidade de vida, cheia de ricos atrativos naturais e importantes patrimônios culturais e históricos. Entre eles está a Antiga Estação Goiás, recentemente restaurada, que preserva a beleza arquitetônica e a memória da cidade.


Estrela do Sul
Fundada em 1722 pelo bandeirante João Leite da Silva Ortiz, genro do bandeirante Anhangüera, Estrela do Sul tem sua história ligada ao garimpo. É uma cidade histórica que guarda o maior número de construções coloniais da região, retratando toda a imponência do ciclo do diamante em seus casarões. Estrela do Sul também foi a cidade que recebeu a famosa cortesã do Brasil Império, Dona Beija, que está sepultada onde hoje se localiza a Praça da Matriz.


Iraí de Minas
Iraí de Minas está localizada no Alto Paranaíba, à margem esquerda do rio Bagagem. É uma cidade conhecida pelas tradicionais festas da Soja e do Trigo, que recebem anualmente milhares de pessoas. Cercada pelas belas águas azuis da represa de Nova Ponte, os turistas encontram também em Iraí de Minas muita diversão com os esportes aquáticos e com as trilhas ecológicas do cerrado mineiro.


Monte Carmelo
Conhecida nacionalmente pelas suas indústrias de cerâmica, Monte Carmelo é referência de qualidade nesse segmento de grande importância para e economia do País. A cidade, de clima agradável e de poético panorama, possui o ar sempre puro, com o céu claro e uma população muito hospitaleira.


Romaria
Romaria é uma das cidades mais religiosas do Brasil, onde está localizado o famoso Santuário de Nossa Senhora da Abadia, que recebe, de 1º a 15 de agosto, mais de 300.000 pessoas. É um grande atrativo que encanta a todos pela emoção dos romeiros e devotos ao chegar perto da milagrosa imagem de Nossa Senhora da Abadia, trazida de Portugal por Custódio da Costa Guimarães. Em janeiro é comemorado o encontro das Folias de Reis; em maio, o encontro dos Congados; em junho, a Cavalhada de São Benedito; e, em agosto, a grandiosa festa de Nossa Senhora da Abadia.


Tupaciguara
Município de enorme potencial hídrico, repleto de serras, cachoeiras, vales, planaltos e rios que encantam turistas pela diversidade de lazer, esportes, ecologia e principalmente pela pesca esportiva. Santuários ecológicos cercados pela infra-estrutura de hotéis, clubes, pousadas e hotéis-fazenda que completam a potencialidade da cidade como um dos principais atrativos turísticos da região.


Uberaba
É uma cidade que tem recebido um número expressivo de visitantes e turistas que a procurm com objetivos diversos: a Expozebu, maior exposição de gado zebu do mundo, que se realiza anualmente no mês de maio, atraindo milhares de pessoas de várias partes do país e do exterior; o turismo religioso, por ser a cidade de Chico Xavier, grande líder espíta do Brasil; e o Sítio Paleontológico de Peirópolis, onde são encontrados fósseis de mais de 85 milhões de anos. Uma cidade com uma planejada estrutura urbana e industrial que também não deixa de valorizar e preservar o seu passado folclórico e popular, como a Folia de Reis, o Congado, os festivais de viola, entre outras tantas belezas que fascinam seus visitantes.


Uberlândia
Com, aproximadamente, 600 mil habitantes, Uberlândia é considerada a capital do Triângulo Mineiro e a principal cidade em uma região com cerca de 200 municípios, abrangendo também o Alto Paranaíba e o Sudeste de Goiás. Sua completa rede de hotéis oferece diversos restaurantes com pratos deliciosos da culinária regional. Uberlândia possui também o mais moderno centro de convenções do País, além de uma quantidade de atrativos e programas que se alternam, desde passeios à Cachoeira de Sucupira até os distritos históricos, parques, centros poliesportivos, feiras e eventos variados, que, alicerçados ao Uberlândia Convention & Visitors Bureau, provam que Uberlândia é o lugar certo para você realizar o seu evento, com mão-de-obra qualificada e toda infra-estrutura e tecnologia ao seu alcance.

 
Fonte: Texto fornecido pelo Circuito Turístico do Triângulo Mineiro


O Circuito Turístico Triângulo Mineiro foi certificado em 12 de agosto de 2005.
Certificação renovada em 2009/2010.


Presidente
Clésio de Meira


Primeiro Vice-Presidente
Suzele Lacerda


Segundo Vice- Presidente
Paulo Romes Junqueira


Diretor Executivo
Luciane Lopes


Gestora
Fernanda Resende Ramos
34   3236-8755
34 9999-3169
secretaria@turismotriangulo.com.br


Sede do Circuito
avenida Vasconcelos Costa,1500 - Martins  Anexo III - ACIUB
CEP  38400-452 
34  3236-8755


Site
www.circuitodotriangulo.com.br


As agências que operam esse circuito são:
Maritaca Turismo
- Sacramento
34 3351-5059
www.maritacaturismo.com.br


Recepta Turismo - Uberaba
34 3325-4727
www.receptaturismo.com.br


Triângulo Receptivo
- Uberlândia
34 3236-3155
www.trianguloreceptivo.com.br


Atualizado em 05 de novembro de 2014

Enviar link