Turismo

Circuitos

Grutas e Mar de Minas

© Henry Yu Iguatama - Serras - Henry Yu Serras

O Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas está localizado na região Centro-Oeste, e os municípios que dele fazem parte são: Arcos, Campo Belo, Candeias, Iguatama, Pains e Pimenta.


Este Circuito tem como objetivo principal fazer com que se transformem em produto turístico três grandes potenciais regionais: o Lago de Furnas (em Pimenta); a região do calcário, com centenas de grutas e paredões (em Pains), e o Rio São Francisco (em Iguatama).


Esses três potenciais estão em efetiva formatação para receber bem os visitantes, implantando e melhorando a infraestrutura de apoio, capacitando a mão de obra local para contar também com serviços de qualidade e eficiência.


O potencial do Circuito Grutas e Mar de Minas não para por ai!


Na região cáustica, existem catalogadas mais de 780 grutas e cavernas, que já são estudadas por pesquisadores há muito tempo, cabendo agora ao Circuito viabilizar o licenciamento de algumas dessas cavernas para fins de visitação turística. Senso que a visitação pedagógica e científica já está em prática.


Possui alto número de fazendas centenárias com grande potencial turístico e sítios arqueológicos com reconhecimento internacional. Pinturas rupestres, fauna e flora que contêm espécies só encontradas nesta região.


A Vila de Corumbá, em Arcos, que, se já não bastassem as belezas naturais, ainda conta com o Museu do Corumbá, que resguarda as origens desta região. Possui sala de áudio e vídeo e área de alimentação.


O Velho Chico, conhecido também como "O Rio da Integração Nacional", vem nos presentear com cenários de tirar o fôlego. Na região de Iguatama, o São Francisco nos reservou um dos cenários mais bonitos de todo o seu percurso, com paredões de impressionar, formando o Cânion do São Francisco.


Em razão do grande potencial turístico da região, o Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas tem a oferecer mais de um segmento de serviços turísticos, atendendo vários perfis de turistas e atraindo mais visitantes para a região.


O Circuito Grutas e Mar de Minas foi certificado em 5 de janeiro de 2006.
Certificação renovada em 2009/2010.


Presidente
Sheila Freire


Gestora
Fernanda Cunha
37 3322-2294
37 9916-4286


E-mail
grutasemardeminas@yahoo.com.br


Site
www.grutasemardeminas.com.br


Atualizado em 14 de abril de 2011.

 

Enviar link