Turismo

Circuitos

Serra Geral do Norte de Minas

© Maurício Vasconcelos Porteirinha - Oásis - Maurício Vasconcelos Oásis

Localizado no Norte mineiro, o Circuito da Serra Geral de Minas é formado por dezoito municípios: Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Mato Verde, Monte Formoso, Montezuma, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Riacho dos Machados, Santo Antônio do Retiro, Serranópolis de Minas e Verdelândia.


Para o turista de Minas Gerais descobrir o seu norte, para o turista do Brasil conhecer melhor o seu interior, é hora de conhecer algumas sugestões...


Janaúba
O município é repleto de lugares para se visitar, sendo paisagens urbanas e naturais. Entre eles está uma das principais atrações turísticas, a Barragem Bico da Pedra, localizada a 12 km da sede, com 33 km de águas navegáveis, propícias para prática de esportes náuticos, águas que produzem frutas tropicais nas áreas do Projeto Gorutuba, com aproximadamente 5.500 hectares; oferece boa estrutura em pousadas, resort e hotéis. É uma maravilha que foi e é visitada por milhares de pessoas. É o principal ponto turístico de Janaúba. Além da barragem, há também outras opções como as cachoeiras no distrito do Barreiro da Raiz. Com um calendário diversificado e o melhor carnaval da região, vem atraindo muitos turistas do norte de Minas e do sul da Bahia. Não podemos esquecer de citar as famosas festas de São João Gorutubano, Caipy Fest, Festas de Padroeiros e a Expojan – exposição agropecuária que acontece anualmente. Destaque para o artesanato  em cerâmica, fibra da banana e outros.


Verdelândia
O município se destaca pelos eventos esportivos em quase todas as modalidades. Outro ponto de destaque em Verdelândia é a Serra de Jaíba, ponto mais alto do município, onde se localizam grutas que compõem uma bela paisagem. A cidade ainda é conhecida pela sua tradicional festa de julho e a festa de Santana, realizada todo ano, entre 17 e 26 de julho, com festejos religiosos e shows.


Montezuma

Com piscinas naturais, cuja a temperatura varia entre 37 e 41 graus, o Balneário é o principal atrativo da cidade, além das festas tradicionais como: o aniversário da cidade, festas do padroeiro, micaretas, rally feminino. Destaca-se também os produtos derivados da cana de açúcar, como cachaça e rapadura. A cidade recebeu recentemente excelentes estruturas hoteleiras, além da revitalização do Balneário.

Serranópolis de Minas A Serra do Talhado com o rio e a cachoeira das Sete Quedas, são os principais atrativos do município, que ainda conta com uma caminhada ecológica, onde você pode levar a família para acampar e se divertir.


Catuti

Conhecida pela tradicional festa de São João, é referência nas cavalgadas da região, sendo recordista nacional em número de cavaleiros uniformizados, segundo o Guinness Nacional.


No Circuito da Serra Geral vale à pena conhecer:

- a Serra do Talhado em Serranópolis de Minas

- Cachoeira do Serrado em Porteirinha

- Cachoeira Maria Rosa em Mato Verde

- As novidades da indústria têxtil em Monte Azul

- Cachoeiras em Monte Formoso

- Barragem do estreito em Espinosa

- A festa de São João de Catuti

- Festa nacional da banana em Jaíba


Presidente

José Antônio Costa (Toninho Pequi)
38  9991-2357
38 3813-1434
agriculturamav@yahoo.com.br


Gestora
Niviany Josieley Silveira
38  9971-9661
38 3813-1434
niviely@yahoo.com.br


Sede do Circuito

praça Santo Antônio, 408 - Centro
CEP: 39.527-000
Mato Verde
Telefone: 38 3813-1434


E-mail

circuitoserrageral@yahoo.com.br


Fonte: Folder do Circuito Turístico da Serra Geral do Norte de Minas
*Todas as informações contidas neste texto são de responsabilidade desta entidade.


Atualizado em 14 de abril de 2011

Enviar link