Turismo

Circuitos

Lago de Furnas

Alfenas, Areado, Campos Gerais, Elói Mendes, Fama, Monsenhor Paulo e Paraguaçu, localizadas no Sul de Minas, formam o Circuito Turístico Lago de Furnas. A represa de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, foi a grande motivação para a organização do Circuito, já que parte dos municípios é banhada pelo "Mar de Minas".


O Circuito ainda oferece atrativos, como serras, cachoeiras, lagos e corredeiras, para a prática esportiva, e um bom calendário de eventos.


O Circuito Lago de Furnas tem as portas abertas ao desenvolvimento sustentável do turismo, seja ele cultural, esportivo, educacional, seja ele de negócios, científico, ecológico, de eventos. Os atrativos do Circuito são um dos principais pontos turísticos do Sul de Minas.


Alfenas
Portal de entrada para o "mar de água doce" de Minas, o município possui localização privilegiada em relação aos grandes centros urbanos do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Articula-se com três estradas federais (BR-491, BR-267 e BR-369) e algumas estaduais (MG-179, MG-184, MG-453, MG-879).


Furnas mudou a paisagem da região na década de 1960. Municípios e matas foram inundados, dando lugar a cachoeiras e exuberantes ilhas, recriando paisagens. Alfenas transformou-se em um reduto de pescadores e navegadores.


O município é um núcleo econômico importante para o Sul do Estado. Sua economia tradicionalmente agropastoril tem dois destaques: a produção de café e a pecuária leiteira. O distrito industrial é um dos maiores do Sul, agregando quase todo o setor industrial, com indústrias de grande e médio portes.


O município, além de possuir atrativos turísticos, oferece boa estrutura hoteleira, que pratica a tradicional hospitalidade mineira, temperada pela mais saborosa gastronomia. É também uma cidade vibrante, com diversos eventos, e animada pelo entusiasmo dos mais de dez mil estudantes de suas universidades - Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas).


Areado
O potencial turístico do município é surpreendente. As belas águas do Lago de Furnas que circundam o município propiciam excelente condição para pescadores. Afinal, não é por acaso que a cidade é conhecida como "a morada dos peixes". Para os amantes dos esportes náuticos, a imensidão de águas proporciona ótimos momentos.


Areado começa a despontar também como um destino promissor para quem busca turismo de aventura, turismo rural e atividades de ecoturismo e graças à boa estrutura hoteleira.


O carnaval de Areado também é conhecido como o melhor da região. Outro evento muito importante são as comemorações pelo aniversário do município, entre os dias 7 e 10 de setembro.


Campos Gerais
A Serra do Paraíso, com suas belíssimas cachoeiras; o Cristo Redentor (quarto maior do país, com 32 metros); a igreja em estilo neogótico espanhol, inspirada na Catedral de Burgos na Espanha; o Parque Aquático Vale dos Ipês, e a praia artificial - das Amoras - às margens da represa de Furnas, que banha grande parte do município, são os atrativos turísticos do município.


A agricultura e a pecuária contribuíram decisivamente para o desenvolvimento de Campos Gerais. O topônimo, adotado a partir de 1901, foi sugestão do então senador Josino de Paula Brito, por refletir os extensos e férteis campos do município.


Elói Mendes
É uma cidade privilegiada, com suas belezas naturais, praças, jardins e monumentos históricos, artísticos e culturais. A Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, em estilo neorromânico, com uma torre de 55 metros de altura, é uma obra de arte da engenharia moderna.


Com base no projeto turístico "Eventos e Monumentos", vários monumentos foram erguidos pela cidade. Na Praça do Cristo, está uma estátua de Jesus Cristo, que, com seus 39,5 metros, disputa o título de o Cristo mais alto do Brasil. Outro símbolo erguido na cidade é o Espírito Santo, em homenagem ao antigo nome do município.


Dentro do projeto turístico/cultural, são realizados grandes eventos: carnaval, Semana Santa, Réveillon, Festa Natalina com as Pastorinhas, Folia de Reis, Catira e o tradicional "Terço de São Gonçalo". Em setembro, a EXPOEM apresenta shows e rodeios.


Outro destaque do município fica para o artesanato e a produção de doces, queijos e cachaças.


Fama
Seu maior patrimônio consiste no relevo suave e no grande manancial hídrico. Uma grande parte do lago de Furnas está em seu município, abrigando considerável biodiversidade.


Em 1948, Fama foi elevada à categoria de município. Em 1962, foi construída a gigantesca Usina Hidroelétrica de Furnas, deixando submersa grande parte da cidade, ficando assim um município dividido pelas águas, isto é, de um lado a zona urbana e de outro a zona rural.


O pré-carnaval, realizado uma semana antes da Folia de Momo, é o mais popular da região. No dia 19 de março, é comemorada a festa de aniversário do município. Na Semana Santa, são encenadas cenas da Paixão de Cristo em frente à Matriz Sagrado Coração de Jesus.


Uma festa muito tradicional é a de São Pedro, celebrada com uma procissão lacustre no lago de Furnas. O Réveillon é celebrado em frente à Matriz, com a tradicional queima de fogos.


Os recursos hídricos e os serviços turísticos proporcionam ao município enorme potencial para o ecoturismo no Sul de Minas.


Uma boa atração turística é o Parque Municipal "Francisco Cândido da Silva", que oferece diversão para as crianças e conta com quiosques.


Monsenhor Paulo
A cidade mantém a tradição das festas religiosas, Folia de Reis, carnaval e a Festa do Peão, considerada uma das melhores da região. O artesanato revela a cultura local através de técnicas e criatividade dos artesãos. Para o lazer da família, o parque de eventos é um local aconchegante, que preserva belezas naturais e permite a prática esportiva. Mas, certamente, o maior patrimônio da pequena cidade do interior é a hospitalidade de um povo que preserva as tradições da cultura mineira e recebe bem os visitantes.


Paraguaçu
"Paraguaçu" é uma palavra da língua tupi e significa "mar grande", "rio grande", pela aglutinação Pará (mar, rio grande) e gûasu (grande).


A Serra da Matinada, com 955 metros acima do nível do mar, é um dos atrativos mais famosos do município. Do seu topo, é possível avistar várias cidades vizinhas e a represa de Furnas. Na serra é possível praticar vários tipos de esporte como motocross, rapel, mountain bike e outros.


Na represa de Furnas, é possível atividades de lazer, pescarias e esportes náuticos.


O Parque Municipal Coronel Olyntho Oliveira Leite, conhecido também como Horto Florestal de Paraguaçu, merece ser visitado. Em seus aproximados 18 hectares de extensão, encontram-se trilhas para passeios ecológicos, parque para crianças, quadras esportivas, rampas de skates, quiosques, jardins e muita paz em meio à natureza.


Um destaque no município é um antigo avião da Força Aérea Brasileira, que fica no trevo de acesso à cidade.


O evento mais esperado do ano é a Festa do Marolo (araticum), que acontece no mês de março.


Site
www.acilago.tur.br


Contato
35 8859-2535

 

Enviar link