Turismo

Circuitos

Nascentes das Gerais

© Acervo/Prefeitura de Capitólio Capitólio - Cânions - Acervo/Prefeitura de Capitólio Cânions

A região mineira que vai do Lago de Furnas à nascente do São Francisco, na Serra da Canastra, guarda uma diversidade de tesouros ecológicos. Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis e São João Batista do Glória são os municípios que fazem parte do Circuito Turístico Nascentes das Gerais.


Algumas dessas cidades têm sua origem no século 18, como pontos de mineração; outras surgiram da ocupação de terras para a agricultura no século 19; e houve casos, como o de Cássia, que surgiram de uma rota de tropeiros que ia de Passos a Dores do Desterrado, hoje Ibiraci.


Dotado de cavernas, montanhas, mais de 300 cachoeiras e dos lagos de Furnas e Peixoto, este circuito, situado no Sudoeste do Estado, reserva uma infinidade de atrações aos amantes da natureza e aos praticantes de esportes de aventura. Seu mais belo e importante atrativo é o Parque Nacional da Serra da Canastra, onde está a nascente do Rio São Francisco. Mas as manifestações culturais, a religiosidade, a gastronomia e a diversificada economia da região são bons motivos para visita.


Canyons, cachoeiras e piscinas naturais também fazem de Capitólio, às margens do lago de Furnas, um verdadeiro paraíso para quem procura descanso e contato direto com a natureza, já que o espaço é propício para a prática de esportes náuticos. A cidade conta com um sofisticado balneário, às margens da Represa de Furnas, o que a transformou em consagrado polo turístico mineiro.


Em Delfinópolis, município que também tem entrada para o Parque, o principal atrativo é a quantidade de mananciais, que abrigam 150 belas quedas d'água. Além delas, o Lago Mascarenhas de Morais é uma boa opção para os adeptos dos esportes náuticos.


A forte religiosidade mineira pode ser sentida em Cássia. Em sua matriz, está guardada uma relíquia - um fragmento ósseo de Santa Rita de Cássia -, que atrai centenas de fiéis. Em quase todos os municípios, as manifestações da cultura popular estão muito vivas, e são comuns as apresentações de guardas de congo, folia de reis e cavalhada.


A cidade de Passos é, economicamente, a mais desenvolvida do circuito. Tem um desenvolvido parque industrial, com destaque para as confecções, o que tem favorecido também o Turismo de Compras. Além disso, Passos tem hoje cinco faculdades, que oferecem diversos cursos, base educacional que lhe confere o caráter de referência regional.


Certificado em 15 de março de 2006.
Certificação renovada em 2009/2010.


Presidente
Vicente de Paulo Leite

Gestor
Kleyber Jorge da Silveira
35 3522-6051
35 9993-3901
kleybersilveira@hotmail.com


Sede do Circuito
Avenida Arlindo Figueiredo, 1.001 - box 13,14 e15 - Jardim Continental
CEP 37902-026
Passos
35 3522-6051


Site
www.nascentesdasgerais.tur.br

As agências que operam este circuito são:
Compadres Turismo - Passos
35 3521-9415
www.compadresturismo.com.br


Quilombo Turismo - São João Batista do Glória
35 3524-1331
www.quilomboturismo.com.br


Pé na Estrada Viagens Turismo & Eventos - Carmo do Rio Claro
35 3561-1885
penaestradaviagens@hotmail.com

Enviar link