Turismo

Circuitos

Serras de Minas

© Maria Lucia Dornas Viçosa - Universidade Federal de Viçosa - Maria Lucia Dornas Universidade Federal de Viçosa

Com natureza exuberante serras, montanhas, cachoeiras, rios, lagos e vales, o Circuito Turístico Serras de Minas é formado pelos municípios de Acaiaca, Alvinópolis, Araponga, Barra Longa, Cajuri, Canaã, Coimbra, Dom Silvério, Guaraciaba, Guiricema, Paula Cândido, Rio Doce, Rio Pomba, São Geraldo, São Miguel do Anta, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco.   


Ubá tem seu destaque na região. Hoje, é um importante centro moveleiro, que já ganhou reconhecimento nacional. Cerca de 400 empresas produzem móveis de madeira, de aço, estofados e outros. Além disso, a cidade possui um imenso pavilhão com 12.000 m2  que abriga exposições agropecuárias, comerciais e industriais.


No contexto ecoturístico, a grande atração regional é o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, criado em 1996 com uma área de 13.210 ha. Ali, concentram-se lugares interessantes como a Pedra Redonda (1.572 m); a Pedra Campestre (1.908 m); o Pico do Soares (1.985 m); o Pico do Boné (1.920 m); e as cachoeiras da Cidade, do Rafael, do Rio Félix e São Domingos. A melhor maneira de se chegar ao Parque é via Araponga, onde existe um escritório da administração. A maior parte dos seus atrativos fica próxima deste município.


Araponga é destaque na produção de cafés especiais no Brasil. Antigas fazendas, engenhos e alambiques são algumas das boas opções de visita em Acaiaca, Dom Silvério, Guricema e Paula Cândido.


O Turismo Rural também se apresenta ali como um imenso potencial, principalmente pela forte tradição agropecuária. Antigas fazendas, engenhos e alambiques são interessantes opções de visitas.  


Quem deseja desfrutar bons momentos junto à natureza, encontrará em Guaraciaba o belo remanso do Rio Piranga e em Canaã, a Cachoeira Grande, uma imensa queda d’água no Rio Papagaio.


As festas religiosas realizadas neste circuito são muitas. Só Guaraciaba realiza três delas, quando celebra o Divino, Santana e São Cristóvão. Mas, todos os outros municípios celebram seus santos padroeiros e Semana Santa dentro das mais rigorosas tradições. A Festa do Peão Boiadeiro, a Cavalgada, o Boi Laranja, o Pega Boi, o Festival da Cachaça e as exposições agropecuárias são outros eventos que agitam o Circuito Serras de Minas.


O artesanato tem boa representação com bordados e confecção de esteiras e balaios em taquara e bambu. A antiga estação da Estrada de Ferro Leopoldina, em São Geraldo, foi transformada em espaço cultural e exibe o artesanato da região.


Enfim, além das serras, bordadeiras e dos segredos da boa culinária, outras importantes tradições mineiras justificam os passeios pelo Circuito Serras Verdes.


O Circuito Turístico Serras de Minas foi certificado em 25 de maio de 2005.
Certificação renovada em 2009/2010.


Presidente

João Carlos Schmolz
32 3554-1658
32 8452-5328
joaojaiba@yahoo.com.br


Gestor

Renato Miranda Cardoso
31 8459-9704
circuitoserrasdeminas@gmail.com


Sede do Circuito
rua Dr. Milton Bandeira,215 - Centro
CEP 36570-000
Viçosa
31  3885-1893


Site
http://www.serrasdeminas.org.br/


MSN:
circuitoserrasdeminas@gmail.com 


Atualizado em 12 de abril de 2011
 

 

 

Enviar link