A cidade teve sua origem na antiga Fazenda do Barroso, propriedade do Alferes Joaquim Barroso. A fazenda se localizava nas imediações da atual rua Francisco Ferreira Filho, área conhecida como Barroso Velho. Em 1953, o Distrito de Sant’Ana do Barroso, então pertencente a Dores de Campos, conquistou o status de município passando a se chamar Barroso.
Atualmente, a cidade é uma grande produtora de cimento, referência marcante da sua economia. Além de indústrias de artefatos de cimento, telhas e tijolos, usina de concreto, malharias e laticínios, a cidade possui também um comércio ativo.
Situada às margens da BR-265, no meio do caminho entre Barbacena e São João del-Rei, Barroso, agora, desperta-se para a atividade turística. A paisagem urbana vem ganhando novos visuais com o embelezamento de avenidas, praças e jardins. A praça de Sant’Ana, que recebeu um arrojado tratamento arquitetônico e paisagístico, é tombada pelo município. Nela, além de um gostoso espaço para o convívio da comunidade, está seu principal patrimônio histórico, a bonita Igreja Matriz de Sant’Ana, de influência neogótica. Em 1931, ela substituiu uma antiga capelinha ali erguida por escravos nos anos de 1800, em homenagem a Nossa Senhora do Rosário.
O artesanato produzido pela comunidade também é um fator favorável ao turismo. Hoje, os produtos estão expostos na loja da Cooperativa dos Artesãos de Barroso – Cooperart, instalada na entrada da cidade. Na zona rural, o município dispõe de duas fazendas produtoras de cachaça e licor - a Fazenda Sagarana e a Fazenda Boa Vista.
A Festa de Sant’Ana, a Padroeira de Barroso, marca o calendário de eventos do município. É realizada dia 26 de julho, com leilões de prendas, de gado, barraquinhas e a participação fervorosa dos fiéis.
A tradição musical é outra característica marcante da cidade. A Banda de Música Municipal tem mais de cem anos e, através de sua escola, repassa seu conhecimento para os jovens barrosenses. Para promover esses e outros talentos, o município realiza todos os anos o Festival da Canção de Barroso – Festican, que também já tem seu lugar no Calendário de Eventos do Circuito Trilha dos Inconfidentes.