Imagine um lugar onde se pode encontrar ar puro, céu limpo, matas virgens, paz e tranquilidade, e principalmente águas belas e cristalinas. Esse lugar é Cambuquira. Localizada no Sul de Minas, tem como principal atrativo o Parque das Águas, local onde se pode beber água de diversas fontes de grande poder terapêutico.
A área que corresponde a Cambuquira pertencia ao município de Campanha, que providenciou, por meio da sua Câmara Municipal, em 1861, a desapropriação dos terrenos em que se achavam as fontes de águas minerais. Diante disso, o processo de formação do povoado aconteceu sem sobressaltos; em 15 de julho de 1872, pela Lei n° 1.884, esse foi elevado a distrito com a denominação de Águas Virtuosas de Cambuquira.
Já em 30 de novembro de 1880, conforme Lei n° 2.694, o povoado foi elevado à categoria de paróquia com a designação de São Sebastião de Cambuquira, com isso, sendo desvinculado de Campanha. Nesse meio-tempo, a freguesia só foi instituída oficialmente por Dom Antônio Maria Correia de Sá e Benevides, em 17 de agosto de 1882.
O Decreto n° 2.528, de 12 de maio de 1909, instituiu a Prefeitura de Cambuquira, mas, somente em 30 de agosto de 1911, por meio da Lei n° 556, o município foi criado, sendo desmembrado do de Três Corações, quando São Sebastião de Cambuquira foi elevado à vila. O município teve sua denominação alterada para Cambuquira em 7 de setembro de 1923, através da Lei n° 843.
Segundo Joaquim Ribeiro Costa, em seu livro Toponímia de Minas Gerais, Cambuquira vem da etimologia caá-ambyquyra, que significa planta grelada, grelos, folhas tenras.
Cambuquira reúne inúmeras qualidades como o clima perfeito, a qualidade de suas águas e a beleza de suas riquezas naturais. Portanto, descubra Cambuquira, uma das cidades mais charmosas do Sul de Minas.