Destinos

Francisco Badaró

Apresentação

Da mesma maneira que grande parte dos municípios do médio Jequitinhonha, Francisco Badaró tem sua história baseada nas expedições em busca de ouro. As primeiras descobertas de ouro na região foram feitas com a chegada dos bandeirantes Atanásio Couto e Antônio Farias, no córrego Sucuriú.


Os desbravadores construíram à margem do córrego a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, e a região se transformou em povoado com o nome de Vila de Nossa Senhora da Conceição de Sucuriú. Em 1943 passou a ser distrito de Minas Novas e a se chamar Francisco Badaró, em homenagem ao Dr. Francisco Coelho Badaró, político de Minas Novas. O município foi elevado à categoria de cidade em 1963, quando foi oficialmente denominado Francisco Badaró.


Com apenas 10.500 habitantes, o município tem economia basicamente agropecuária de subsistência. Destaca-se o artesanato em algodão, madeira, palha e a produção de doces caseiros.


A cidade mantém a tradição das festas folclóricas e religiosas. A maior delas é a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Sucuriú, realizada sempre no terceiro domingo do mês de julho, caracterizada por apresentar um cortejo composto pelo rei e rainha, damas, príncipes e princesas e outros elementos da História.


Além das tradicionais festas, a população da cidade faz questão de cultivar o vocabulário popular. É comum ouvir os badaroenses dizerem palavras como aistá (será), ribuçar (cobrir), enchergão (colchão) e disapêia (desça do cavalo).

 

Enviar link

Região Turística
Jequitinhonha / Mucuri
  • Prefeitura
  • rua Araçuaí, s/n
    CEP 39644-000
    33  3738-1123
    33  3738-1228


    Site Oficial


    Prefeito
    Antonio Sergio Mendes
    Vice-prefeito
    Antonio Reginaldo Martins Moreira