Destinos

Alfenas

Apresentação

O município localizado no Sul de Minas é conhecido como "a porta de entrada para o ‘mar doce' de Minas Gerais", por ser banhado pelas águas do Lago de Furnas, um dos maiores da América Latina.


O tucunaré, peixe muito encontrado nas águas do Lago de Furnas, tem atraído para a região uma grande quantidade de pescadores esportistas. A variedade do peixe mais encontrada é a azul, que pode ultrapassar os 5 quilos. Além da pesca, o lago permite a navegação de vários tipos de embarcação, inclusive de veleiros, e outras atividades aquáticas.


Outro local de destaque é a Casa do Artesão, onde são realizados trabalhos em madeira, alumínio, vidro, bordado, crochê, biscuit e material reciclável. As comidas típicas também são destaque da cultura local, entre elas, a mais tradicional é a traíra frita.


A cafeicultura é uma das atividades mais predominantes em Alfenas, sendo no município a sede do Brazil Speciality Coffee Association. A cidade recebe jovens de várias partes de Minas Gerais e de outros Estados por causa das escolas de ensino superior do município - uma universidade federal e algumas particulares.


Histórico
Os primeiros habitantes aproximaram-se da região do atual município de Alfenas por volta de 1800. Embora o grande movimento de pessoas da época se devesse à busca do ouro, essa região foi procurada pela notícia de suas fartas terras e clima ameno, além da abundância de água.


Em 1805, Francisco Siqueira Campos e sua esposa, Floriana Ferreira de Araújo, doaram terras para a construção de uma capela, consagrada a São José e Nossa Senhora das Dores, nos domínios da Fazenda da Pedra Branca. A construção do templo teve no Alferes Domingos Vieira e Silva seu principal empreendedor, que, com outros amigos, traçou os arruamentos, localizando as praças e iniciando diversas edificações.


Em 1832, por resolução do Imperador D. Pedro I, foi criada a Paróquia de São José dos Alfenas, que passaria, em 1839, à freguesia de Alfenas e, posteriormente, a São José e Dores de Alfenas. Com a criação da Vila, em 1860, passou a denominar-se "Vila Formosa", sendo elevada à categoria de cidade em 1869, como "Vila Formosa de Alfenas". A partir de 1871, passou a se chamar "Alfenas", por força da legislação que proibia a duplicidade de topônimos.


O nome do município originou-se da expressão "vamos nos Alfenas", usada pelos habitantes da região quando se dirigiam ao povoado onde moravam os Martins Alfenas, pioneiros residentes do futuro município.

 

Enviar link

Região Turística
Sul de Minas
  • Prefeitura
  • praça Fausto Monteiro, 54
    35 3698-2000


    Site Oficial


    Prefeito
    Maurilio Peloso
    Vice-Prefeito
    Decio Paulino da Costa

  • Cidades próximas:
  • Carmo do Rio Claro
  • Fama
  • Guaxupé
  • Três Corações
  • Varginha