Localizada na Zona da Mata, Rio Espera é uma típica cidade do interior mineiro, cuja atmosfera de tranqüilidade e paisagens agradáveis sempre encantam os visitantes.
A festa do rio-esperense ausente, realizada na última semana de julho, atrai grande público da região e de cidades vizinhas. A programação conta com apresentação do grupo de congado, condecoração dos cidadãos rio-esperenses de grande relevância para o município, torneio leiteiro, modalidades de motocross, tipo free style, shows com música regional e cantores da atualidade.
A padroeira Nossa Senhora da Piedade recebe uma festa em sua homenagem no final do mês de setembro. Durante essa comemoração, são realizadas novenas e procissões, além de show no último final de semana do mês. Além dessa festa religiosa, os distritos de Rio Melo e Piranguita também comemoram suas respectivas padroeiras, sendo elas Nossa Senhora dos Milagres e Nossa Senhora da Conceição.
A localidade, antes de ser povoada pelos bandeirantes da capitania de São Paulo que estavam em busca do ouro na região das Minas, era habitada por índios puris e croatas, de origem tupi, que estavam espalhados pelo território.
A história conta que o vilarejo de Espera teve origem em 1710 por exploradores chefiados por Manoel de Melo. Quando chegou à região, Manoel de Melo distribuiu seus companheiros em três turmas e ordenou que cada uma seguisse rumos diferentes; o ponto de espera seria o local onde hoje é a praça da Piedade. Foi essa “espera” dos bandeirantes que deu origem ao nome da cidade.
A busca pelo ouro não trouxe muito sucesso, então, Manoel de Melo, frustrado por não encontrar ouro em grandes quantidades, resolve iniciar na região uma fazenda e se dedicar à agricultura.
O município já teve vários nomes, como Arraial da Espera, Espera, Piedade da Boa Esperança e atualmente Rio Espera. Duas datas importantes marcaram sua história: uma delas é 1765, quando foi celebrada a primeira missa na capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, e a outra é 1911, quando foi elevada à cidade.
As pessoas que mais contribuíram para o desenvolvimento do município foram José Rodrigues de Miranda (major Miranda), Dr. Carlindo Garcez, monsenhor Francisco Miguel Fernandes e os farmacêuticos José Rodrigues de Miranda Sobrinho e José Colombo Rivelli; estes dois últimos colaboraram com a qualidade da saúde da população naquela época.
Rio Espera é um pedacinho de Minas que ainda mantém o autêntico modo de vida sossegada e simples dos mineiros. Portanto, inclua no seu roteiro de viagem mais esta cidade.