Destinos

Santa Rita de Minas

Apresentação

  • Santa Rita de Minas - Casa antiga - Acervo/Prefeitura de Santa Rita de Minas
  • Santa Rita de Minas - Casa antiga - Acervo/Prefeitura de Santa Rita de Minas
  • Santa Rita de Minas - Santa Rita de Minas - Praça da Matriz - Acervo/Prefeitura de Santa Rita de Minas
  • Santa Rita de Minas - Casarão antigo - Acervo/Prefeitura de Santa Rita de Minas
  • Santa Rita de Minas - Vista parcial da cidade - Acervo/Prefeitura de Santa Rita de Minas

“A riqueza de uma cidade não está só nas belezas naturais, mas na quantidade de pessoas interessantes fazendo coisas interessantes, compondo paisagens de interessantes inovações” (Gilberto Dimenstein).


Santa Rita de Minas, integrante do Circuito Turístico Rota do Muriqui, é uma cidade acolhedora e oferece aos seus visitantes um calendário de eventos diversificado, como o Tribuna Folia, a Festa da Fantasia, a Festa do Santa-Ritense Ausente e as “barraquinhas” do mês de maio na praça da matriz. 


A história santa-ritense pode ser dividida em três etapas distintas: Vila de Santa Rita, Distrito de Santa Rita e cidade de Santa Rita de Minas. 


Primeira Fase

A primeira tem seu marco inicial com a construção, em 1894, de uma igreja de madeira nas terras doadas pela Sra. Rita Caetano Viana, devota de Santa Rita de Cássia, que, antes de falecer, pediu total devoção à santa. A construção da Igreja se fez pelas mãos de Maximiano Barbosa, Gregório Viana, Josefina Vieira e da própria doadora.


Em 1945, o coronel Galdino Pires fundou a Escola de Santa Rita, que teve como primeira diretora a Senhora Jupira Pena Foly e as primeiras professoras as senhoras Isabel e Joana Cardoso. Em 1948, passou a chamar-se Escolas Reunidas Josefina Vieira e, em 1954, tornou-se Grupo Escolar para mais tarde, em 1974, receber o nome atual: “’Escola Estadual Josefina Vieira”


Fase Intermediária

A fase intermediária começa após a instalação do cartório, por intermédio do Sr. Galdino Pires, quando foi criado o distrito de Santa Rita, pela Lei nº336, de 7 de dezembro de 1948. Politicamente a figura mais importante do distrito foi o coronel Galdino Pires, inicialmente militante do Partido Republicano (PR). Após a “Revolução de 1930”, passou para o grupo governista, indo mais tarde para o PSD de Getúlio Vargas. Ao falecer, em 1956, Galdino Pires deixou sua marca através do Grupo Escolar, da Igreja matriz, da iluminação elétrica, da banda de música, do cartório e do atual estádio de futebol.


Economicamente Santa Rita começou a se desenvolver após o inicio da 2ª Guerra Mundial, quando foram iniciadas as obras da BR-116 em 1939, graças ao emprego maciço da mão-de-obra desqualificada, que dinamizou o povoamento. Na década de 70, o distrito investiu sobremaneira na monocultura cafeeira, que, de certa forma, trouxe algumas melhorias para a região e a população. Em 1991, já funcionava cartório de paz, posto de saúde, posto policial, serviço telefônico e correios. Entretanto, tais benefícios não atendiam a toda a comunidade e, na tentativa de melhorar essa realidade, deu-se início ao processo de emancipação.


Fase da Consolidação

O município de Santa Rita de Minas, na última etapa de sua história, foi criado pela Lei Estadual nº 10.704, de 27 de abril de 1992, após uma incansável batalha de um grupo de santa-ritenses, posteriormente denominados ”Pioneiros da Emancipação”, cujos nomes destacamos: Albino Batista da Cruz, Amédis Germano dos Santos, Auta Thomaz Cardoso, Ilton Rosa de Freitas, Joaquim Batista Rodrigues, João Batista Guimarães, João Corrêa de Faria, José Isidro Filho, Marco Aurélio de Matos, Nirto Pires do Amorim, Osmany Lanito da Silva, Pedro Rodrigues Valente e Ronaldo Dutra de Faria. 


O município teve como seu primeiro dirigente um intendente, o sociólogo Amédis Germano dos Santos, designado pelo governador do Estado em 1º de agosto de 1992. Em 3 de outubro de 1992, foi realizada a primeira eleição municipal. Nela foram eleitos Ilton Rosa de Freitas e José Isidro Filho, prefeito e vice-prefeito, respectivamente. 


Fonte: Prefeitura de Santa Rita de Minas

Enviar link

Região Turística
Rio Doce
  • Prefeitura
  • avenida dos Pioneiros, 68 - Centro
    CEP  35236-000
    33  3326-6000


    Prefeito
    Helio Donato Dornelas
    Vice-prefeito
    Ronaldo Dutra de Faria

  • Cidades próximas:
  • Bom Jesus do Galho
  • Caratinga
  • Entre Folhas
  • Manhuaçu