Destinos

Três Pontas

Apresentação

Considerada a capital mundial do café, a cidade de Três Pontas é banhada pelos rios Verde e Sapucaí e pelas águas de muitos ribeirões e córregos.


Além da simples beleza dos cafezais e da discreta sinuosidade das serras do Sul de Minas, Três Pontas oferece ótimas atrações. No distrito do Pontalete, por exemplo, é possível praticar a pesca, esportes náuticos e outros esportes nas quadras de areia e ainda saborear deliciosos peixes fritos, que, aliás, são pescados na hora.


A cultura da cidade continua intimamente ligada ao meio rural. A Folia de Reis, a música sertaneja, os congados, a capoeira e as festas juninas sobrevivem ao desenvolvimento econômico. A religiosidade é forte característica dos habitantes. A Festa do Padre Victor, tradicional evento religioso, acontece todos os anos e soleniza o aniversário de morte desse sacerdote, "anjo tutelar" de Três Pontas.


A programação da festa tem início com procissões, missas e confissões. Durante toda a semana, é realizada a Novena do Padre Victor, e no dia 23 de setembro, considerado o "Dia do Padre Victor", a cidade se volta para receber os milhares de romeiros (cerca de 70 mil) que peregrinam a Três Pontas, movidos pela fé e por graças alcançadas. Durante todo o dia, acontecem missas, visitas ao túmulo, que está localizado na Matriz Nossa Senhora D'Ajuda, ao Memorial do Padre Victor, que abriga pertences do Servo de Deus, além de apresentações culturais e atrações programadas para o evento.


O processo de beatificação do padre Victor está em desenvolvimento no Vaticano, e o Servo de Deus Padre Victor poderá se tornar o primeiro santo negro do Brasil.


Outro importante evento é a Expocafé, maior feira de difusão de tecnologia do agronegócio, que divulga para o produtor rural as novas tecnologias existentes para aperfeiçoar sua produtividade.


A cidade revelou dois grandes artistas da música popular brasileira: Wagner Tiso e Milton Nascimento. Este último é nascido no Rio de Janeiro, mas criado em Três Pontas. No disco Geraes, Milton imortalizou com seu desenho a Serra de Três Pontas.


Outros trêspontanos de destaque são: Aureliano Chaves de Mendonça, um dos mais importantes políticos do século 20. Ocupou os cargos de governador de Estado e vice-presidente da República; jornalista Carlos Chagas, da imprensa nacional; Keller Veiga, arquiteto e cenógrafo da Rede Globo de Televisão; Mário Henrique - o "Caixa", famoso jornalista e narrador esportivo.


História
Na segunda metade do século 18, estava praticamente despovoado o território que hoje constitui o município de Três Pontas. Havia somente dois quilombos que motivavam a desconfiança e o medo por parte da população branca.


Após a extinção desses núcleos, iniciou-se o povoamento do lugar, que foi denominado "Três Pontas", em virtude da serra de mesmo nome, situada a poucos quilômetros da cidade.


A tradição atribui ao sesmeiro Bento Ferreira de Brito o começo do núcleo populacional que deu origem a Três Pontas. No dia 3 de outubro de 1774, ele requereu a demarcação de sua sesmaria, sendo, na mesma ocasião, delimitado o terreno da Capela de Nossa Senhora D'Ajuda, padroeira da povoação nascente.


Com o elevado índice de natalidade entre os primeiros habitantes e também com a vinda de novos moradores, o arraial cresceu, e, em 14 de julho de 1832, foi criada a freguesia de Três Pontas e nomeado vigário da paróquia o padre Bonifácio Barbosa Martins, falecido em 1852.


Três Pontas recebeu o título de cidade em 3 de julho de 1857 e hoje é um grande centro industrial e agropecuário, que se destaca por sua expressiva produtividade na cafeicultura.


O patrimônio histórico-cultural reserva aos visitantes um resgate à época áurea dos barões do café, uma vez que vários exemplares da arquitetura do período podem ser apreciados pelas ruas. 

Enviar link

Região Turística
Sul de Minas
  • Prefeitura
  • praça John Kennedy, 82 - Centro
    35  3266-2100


    Site Oficial


    Prefeito
    Paulo Luis Rabello
    Vice-Prefeito
    Erik dos Reis Roberto

  • Cidades próximas:
  • Alfenas
  • Cambuquira
  • Campo Belo
  • Guapé
  • Perdões
  • Três Corações
  • Varginha