Destinos

Parque Estadual Veredas do Peruaçu

Apresentação

Parque fechado ao público


Criação

Decreto nº 36.070, de 27 de setembro de 1994.


Área

30.702 hectares.


Municípios de abrangência

Cônego Marinho, Bonito de Minas e Januária


Descrição

A área do Parque Estadual Veredas do Peruaçu abriga um complexo de veredas e lagoas, formando um ambiente de textura argilosa. Destaca-se a vereda do Peruaçu, que dá origem ao nome da unidade de conservação (significa 'gruta grande'), com seus 37 quilômetros de comprimento decorados por palmeiras e burtis de até 20 metros de altura. Outras das veredas de menor extensão também são encontradas no Parque como a Comprida, dos Lopes, da Lagoa Azul, da Passagem, da Cruz entre outras.


A unidade de conservação abriga ainda seis lagoas: Jatobá, dos Patos, do Meio, Junco, Carrasco e do Jacaré. A vegetação do Parque é a caatinga, o cerrado e as florestas, geralmente matas ciliares responsáveis pela conservação do curso das águas do rio Peruaçu. As principais espécies presentes na mata são a aroeira do sertão, a braúna, o pau-preto e uma variedade e quantidade de plantas medicinais.


A fauna é rica e diversificada, com destaque para a ocorrência de lobos-guará, cotias, jaguatirica, ariranhas, antas, mico-estrela, veados-campeiros e sussuaparas. Também são encontradas onças pardas, tamanduás-bandeira, caititus, tatus, pacas, jacarés, jararacas, cascavéis e sucuris, dentre outros.


Há mais de 250 pássaros catalogados no interior do parque, entre eles esta a maritaca, o quem-quem e aves endêmicas do entorno, como o sebinho de fronte vermelha, a maria-preta e o arapaçu do rio São Francisco.


As belezas naturais do parque foram esculpidas pelas águas e podem ser apreciadas nas rochas calcárias, que formam uma zona cárstica de grutas e cavernas sendo difícil listar a mais importante, em função da variedade e riqueza pontual de cada uma.


Sede Administrativa

IEF - Regional Alto Médio São Francisco
Endereço: travessa São Vicente - Centro - Januária
Telefone: 38 3615-8177


Órgão responsável pelo parque
Instituto Estadual de Florestas - IEF
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Serra Verde

1º andar do Edifício Minas - Cidade Administrativa
Belo Horizonte - CEP 31630-900
Telefones: 31  3915-1752 / 3915-1507

Diretoria de Áreas Protegidas
Telefone: 31 3915-1345

Diretoria de Unidades de Conservação
Telefone: 31 3915-1381

Crédito do texto
Instituto Estadual de Florestas - IEF

 

Enviar link

Região Turística
Norte de Minas