Destinos

Parque Estadual Cerca Grande

Apresentação

Parque fechado ao público


Criação
Decreto Estadual nº 45.398 de 14 de junho de 2010


Área
134,1915ha e perímetro de 6.908,94m.


Município de abrangência
Distrito de Mocambeiro município de Matozinhos


Descrição
O Parque Estadual Cerca Grande está inserida em uma das mais expressivas regiões cársticas do Brasil, esta região é considerada o berço da espeleologia, arqueologia e paleontologia brasileira. O naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) iniciou os seus estudos no século 19 - 1835, revelando ao mundo a existência da arte rupestre em Lagoa Santa. A extensão dos maciços calcários (principal rocha que forma as cavernas), a riqueza e variedade das cavidades e seus depósitos fossilíferos, motivou o pesquisador a se estabelecer na região, realizando importantes descobertas que iriam determinar os rumos da espeleologia nacional.


A cobertura vegetal da área da UC já sofreu grande impacto pela expansão da atividade pecuária, entretanto tem a presença de mata seca associada aos afloramentos calcáreos. Muitas vezes, o afloramento de calcário está associado a uma dolina, na qual a cobertura vegetal apresenta menor caducifolia. Quando esta área não atinge uma saturação hídrica ao ponto de formar lagoas ou brejos, é ocupada por florestas, ocorrendo além dos angicos e gameleiras já citados, diversos açoita-cavalos (Luehea divaricata), catiguás (Trichilia catigua e T. clausenii) e algumas árvores de jequitibá branco (Cariniana estrellensis), pau ferro (Machaerium scleroxylon) e louro-branco (Bastardiopsis densiflora), entre outras.


Esta cobertura florestal, apesar de fragmentada, é ainda freqüente sobre os afloramentos e em seu entorno, constituindo os principais remanescentes da vegetação nativa da região.


O Parque Estadual Cerca Grande ainda não está aberto à visitação ao público em geral, apenas para pesquisa e intuito educacionais.


Órgão responsável pelo parque
Instituto Estadual de Florestas - IEF
Rodovia Papa João Paulo II, 4.143 - Serra Verde
1º andar do Edifício Minas Gerais - Cidade Administrativa
Belo Horizonte - CEP 31630-900
Telefones: 31 3915-1752 / 3915-1507

Diretoria de Áreas Protegidas
Telefone: 31 3915-1345

Diretoria de Unidades de Conservação
Telefone: 31 3915-1381


Crédito do texto
Instituto Estadual de Florestas - IEF

Enviar link

Região Turística
Central