Destinos

Parque Estadual Serra do Sobrado

Apresentação

Parque fechado ao público


Criação
Decreto Estadual nº 45.509, de 25 de novembro de 2010


Área
383,6040ha e perímetro de 12.977,93m


Município de abrangência
São José da Lapa


Descrição
A área do Parque Estadual Serra do Sobrado faz parte da bacia do ribeirão da Mata, afluente da margem esquerda do rio das Velhas, pertencente à bacia do rio São Francisco. A serra do Sobrado constitui um divisor de águas, que drena afluentes da margem direita do ribeirão da Mata e afluentes da margem esquerda do córrego Inácio de Carvalho e do ribeirão das Areias. O ribeirão das Areias, localizado mais ao sul do PESS, é afluente da margem esquerda do ribeirão da Mata. Ocorrem ainda lagoas e áreas brejosas, associadas à drenagem.


A cobertura vegetal do PESS é constituída pelas formações florestais das florestas decíduas (matas secas) nas encostas com solos mais rasos e pela floresta semidecídua nas áreas mais altas e solos mais profundos. Entre estas áreas temos a presença de gramíneas exóticas, que vem do histórico do uso antrópico desta área.


Os remanescentes de florestas estacionais decíduas sobre solos originários a partir de rochas do embasamento cristalino por si só constituem sistemas ímpares na região e por isso requerem proteção, sendo que desempenha um importante papel na manutenção da fauna local.



Órgão responsável pelo parque
Instituto Estadual de Florestas - IEF
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Serra Verde1º andar do Edifício Minas - Cidade Administrativa - Belo HorizonteCEP 31630-900Telefones: 31  3915-1752 / 3915-1507




Crédito do texto
Instituto Estadual de Florestas - IEF

 

 

Enviar link

Região Turística
Central