Destinos

Matozinhos

Apresentação

  • Matozinhos - Matozinhos - Maurício Cardim

O grande atrativo de Matozinhos é a riqueza arqueológica e espeleológica formada de rochas calcárias, como as grutas Cerca Grande, Poções e Ballet. Nesta última, há o Ritual da Fecundidade, painel de pintura rupestre impressionante, com ilustrações vívidas de homens e mulheres que habitavam a região na Pré-História.


A Lapa da Cerca Grande é o único sítio arqueológico no Brasil tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Possui o maior conjunto de arte rupestre da região, e sua aparência se destaca na paisagem. ''Julguei ter diante de mim as ruínas de um vetusto palácio de gigantes e meus olhos demoraram-se na contemplação", afirmou, admirado, Peter Lund, o renomado cientista dinamarquês que descobriu o tesouro escondido na região.


A gruta possui sete entradas e 13 janelas. A formação contém três séries de grutas diferentes, e na base do monte encontram-se várias cavernas. Cinco delas mostram registros de ocupação humana, com suas 302 figuras rupestres coloridas. No complexo, foram descobertos outros vestígios arqueológicos, como um esqueleto em posição sentada com a cabeça entre os joelhos, e também evidências de uma cultura indígena, considerada pelos cientistas como a mais antiga da região.


Dentro do território montanhoso de Matozinhos, está o pico da Roseira, com 1.011 metros de altitude, o ponto mais elevado da região, onde se encontra também a nascente do ribeirão da Mata.


Os integrantes da bandeira de Dom Rodrigo de Castelo Branco iniciaram no final do século 17 a povoação que deu origem a Matozinhos. O centro do povoado era a capela erguida para abrigar uma imagem do Senhor Bom Jesus do Matozinhos encontrada nas ruínas do acampamento da bandeira. Ainda hoje é grande a devoção ao Bom Jesus, no mês de setembro a cidade recebe centenas de devotos.


Mais tarde as terras foram divididas em três sesmarias que foram doadas a Dona Isabel Maria Barbosa de Ávila Lobo Leite Pereira, Tenente José de Souza Viana e Antônio de Abreu Guimarães


O povoado já bem desenvolvido mereceu ser elevado a freguesia pelo alvará imperial de 23 de Agosto de 1823. Recebeu o nome de Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, pertencendo à Fidelíssima Vila de Nossa Senhora de Sabará. A grande dimensão da freguesia pode atestado pelos seus limites: freguesia de Lagoa Santa, Baldim, Santo Antônio de Curvelo e Curral Del Rey.


No mesmo ano foram registrados 5.580 habitantes na freguesia, sendo 1.819 em Matozinhos e Jaguará. Os outros estavam distribuídos em seus núcleos: Conceição do Vínculo, 813 e 2.948 em Trindade de Jequitibá.


Impulsos para a economia local foram a inauguração da estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1895 e a instalação da primeira fábrica de tecidos de lã em Minas Gerais, em 1908, na localidade denominada Periperi.


Desde o início do século 20, Matozinhos vinha lutando pela sua emancipação político-administrativa. Somente em 1944, em um movimento liderado por Cândido da Fonseca Viana Sobrinho, o conhecido coronel "Candoca", foi conseguida a elevação à categoria de município, através do decreto Lei nº. 1058, do Governo Benedito Valadares. Na ocasião, o coronel Candoca foi nomeado primeiro prefeito da cidade.


O município possuía nessa data os distritos de Capim Branco e Prudente de Morais. Em 1948 é criado o distrito de Mocambeiro. Perde em 1953 o distrito de Capim Branco e, em 1962, o de Prudente de Morais; sendo elevado à categoria de Comarca, através da Lei nº. 1039, de 12 de dezembro de 1953, abrangendo o município sede, Capim Branco e Prudente de Morais.


Dos séculos 18 e 19, Matozinhos conserva algumas igrejinhas, a sede da estação da Estrada de Ferro Central do Brasil e a Fazenda Jaguará, originária do período setecentista.


Matozinhos destaca-se também por festas religiosas, populares e eventos culturais como: Folia de Reis, Congada, Boi da Manta, Jubileu do Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora do Rosário (sede e distrito), Juninas, Semana Santa, Carnaval, Aniversário da Cidade, Matozinhos para Cristo, entre outros.


Enviar link

Região Turística
Central
  • Este destino pertence ao(s) circuito(s):
  • das Grutas
  • Prefeitura
  • praça Bom Jesus, 99 - Centro
    CEP 35720-000
    31 3712-4172

    Site Oficial


    Prefeito

    Antônio Divino de Souza 
    Vice-prefeito
    Antônio de Pádua Soares

  • Cidades próximas:
  • Belo Horizonte
  • Caetanópolis
  • Capim Branco
  • Pedro Leopoldo
  • Prudente de Morais
  • Sete Lagoas