Destinos

Sabará

Capela de Santo Antônio do Pompéu

No Distrito de Mestre Caetano, está uma interessante capela dedicada à Santo Antônio. É popularmente conhecida como Santo Antônio do Pompeu, por estar na localidade do Pompeu que tem suas origens no início do século 18. A exploração aurífera do local pertencia ao Padre Guilherme Pompeu.


Não existe documentação sobre a construção e a decoração interna da capela.Sabendo-se que a mesma já existia em 1731, conforme indica registro de batizado ali realizado naquele ano.” (IPHAN)


Seu frontispício, muito singelo, contrasta com um interior muito trabalhado. Seu único altar é classificado pelo pesquisador Affonso Ávila como de um barroco exuberante e orientalizado. Sua bela e rica talha do período nacional português é semelhante ao da Igreja de Nossa Senhora do Ó. “O estilo do retábulo remonta a primeira fase do barroco em Minas Gerais, mas já apresentando sinais de evolução. É constituído por colunas torsas e arquivoltas concêntricas, centrado por belo medalhão, ostentando na decoração pelicanos, folhas de parreira e cachos de uvas, e figuras de anjos em relevo. “ (IPHAN)


A capela de Santo Antônio do Pompeu é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Registrada no Livro de Belas Artes

Inscrição:445

Data: 8.setembro de 1958

Enviar link