Destinos

Brumadinho

Igreja Nossa Senhora da Piedade

A Matriz de Nossa Senhora da Piedade, pintada nas cores azul e branco, é um singelo exemplar da arquitetura colonial mineira. Cercada por jardins, conserva os seus três retábulos de madeira entalhada e imagens policromadas. Possui duas torres e portas em madeira maciça. A imagem original de Nossa Senhora da Piedade, que ocupa o altar-mor da Matriz, é entalhada em madeira e foi adquirida em Portugal em 1731.


Em Piedade do Paraopeba, a devoção a Nossa Senhora da Piedade remonta às primeiras décadas do século 18. Assim, a construção da Matriz teve início em 1713, no período missionário-jesuítico. Surgiu a partir do patrimônio instituído pelo testamento de Bento Rodrigues da Costa, em 27 de fevereiro de 1729.


Foi em agosto de 2008, durante os preparativos para o Centenário do Jubileu de Nossa Senhora da Piedade, que a Matriz recuperou suas cores originais. Mas, a igreja carece de um projeto específico de restauração, haja vista que há muito a ser feito, principalmente no que se refere à ornamentação. As pinturas do teto, dos retábulos, das imagens e demais ornamentos estão muito danificadas e descaracterizadas. 


A Paróquia e a comunidade de Piedade protegem e zelam por algumas ricas imagens policromadas entalhadas em madeira. Mas, a proteção a este acervo é outra preocupação, uma vez que a segurança local ainda é vulnerável e vários roubos de objetos de valor já ocorreram.


Não há placas informando horários de visitas, ficando as mesmas restritas aos horários das missas, geralmente, aos sábados, às 18 horas. Nos jardins da igreja, na lateral direita, há uma lojinha muito simples de souvenires. Do lado esquerdo, existem instalações sanitárias que atendem aos romeiros.


Nas proximidades da Matriz, estão em construção duas das seis capelas do projeto Via das Sete Dores de Maria Santíssima, uma via temática relacionada à vida de Nossa Senhora, cujo objetivo é reforçar a vocação de Piedade para o Turismo Religioso. A sexta dor será representada pela própria imagem de Nossa Senhora da Piedade no interior da Matriz.


Além dos seis lindos painéis artísticos, produzidos em mosaico, representando as Dores de Nossa Senhora, e que serão afixados em cada uma das seis capelinhas, o projeto contempla também a edição dos livrinhos do romeiro - um roteiro de visitas com orações e reflexões -, a produção e venda de souvenires, a sala de ex-votos, etc.

Enviar link