Destinos

Ouro Preto

Distrito de Amarantina e Museu das Reduções

É um dos mais antigos distritos de Ouro Preto. Seu primeiro nome, São Gonçalo da Vargem, foi  modificado depois para São Gonçalo do Tijuco. Em 23 de outubro de 1892, pela lei nº 2.898, foi elevada à paróquia e desmembrada da Paróquia do Distrito de Cachoeira do Campo. Em 1913, o nome passou para Amarantina. Nunca foi um distrito abastado. No século 20, buscou saída econômica com a lavoura de alho, hortaliças, fabricação de doces, lingüiças e olarias.


Em setembro, a vida desse distrito é animada com a festa de São Gonçalo, na qual se destaca a cavalhada, que significa a luta entre mouros e cristãos. É a luta de Carlos Mágno e os doze Pares de França defendendo os reinos católicos dos mouros na época das Cruzadas.  


Hoje, a grande atração de Amarantina é o primoroso Museu das Reduções.   


Igreja de São Gonçalo do Amarante  
Em homenagem ao padroeiro do distrito, a Matriz de São Gonçalo segue o mesmo padrão das típicas construções mineiras do século 18. Sua construção teve início em 1759 e a parte decorativa interna foi feita em 1768.


Museu das Reduções  
“O Projeto Redução é exemplo de sensibilidade artística, de amor pelo patrimônio histórico e cultural brasileiro e de dedicação à difusão da cultura, com preocupação voltada ao aprimoramento social e profissional da população de Amarantina.” (Sérgio Rouanet).


Encantamento! É o que sente todo visitante ao conhecer e apreciar as reduções confeccionadas pacientemente por Décio Vilhena, Evangelina Vilhena, Ênnio Vilhena e Sylvia Vilhena, ou como são conhecidos, os irmãos Vilhena.


O museu nasceu de um “sonho distante, trazido de uma viagem de Evangelina e Sylvia ao exterior, quando conheceram as cidades miniaturas de Haia, na Holanda, Coimbra, em Portugal, e Ciudad de los Niños, na Argentina.


Esmero e dedicação são elementos básicos neste trabalho, que reuniu as aptidões artísticas e qualidades técnicas de cada um dos irmãos Vilhena. Evangelina e Sylvia viajaram pelo País documentando em fotos os monumentos a serem reproduzidos, pesquisando e buscando sugestões junto às Secretarias Estaduais de Cultura. Ênnio dedicou-se à criação de formas e minúsculas ferramentas. E Décio fez os cálculos para as reduções e os entalhes em madeira, com um pequeno torno trazido da Áustria.


Detalhes arquitetônicos impressionam à primeira vista: grades, treliças, portas, arcos, colunas e frontispícios em relevo moldados à mão e, muitas vezes, talhados em agulhas de costura são reproduções perfeitas em cada trabalho. Tijolos e telhas são colocados um a um, depois de moldados em miniformas, reproduzindo o padrão original das construções, como no caso da Casa  dos Contos de Ouro Preto ou da Casa de Enxaimel de Pomerode (Santa Catarina), cuja padronagem  se diferencia de todas as outras. A redução da Casa Paroquial de Amarantina teve sua sacada reconstituída a partir de conversas com moradores antigos, porque já não existia mais.


O observador atento não deixará de notar os pequenos azulejos que recobrem a torre do Convento de São Francisco, de Olinda, minuciosamente desenhados com auxílio de lentes de aumento, e a Virgem Maria de cinco centímetros, esculpida para ocupar o nicho central. E observará, ainda, a perfeição das guaritas e do brasão do Império Brasileiro do Farol da Barra, de Salvador.


A confecção das réplicas já envolve o trabalho de alguns adolescentes de Amarantina e outras atividades artesanais são levadas à comunidade local através da Escola de Artesanato Professor Hermann Gôrgen, que oferece cursos gratuitos supervisionados por Evangelina.


O Projeto Redução – Centro de Difusão Cultural e Ensino de Artesanato, sem fins lucrativos, conta com o patrocínio da Lateinamerika-Zentrum, entidade alemã voltada às iniciativas sócio-culturais da América Latina, dos bancos Crefisul e Bamerindus, e com o apoio das empresas Alba Química, Divinal, Vidraçaria Catharina, da Secretaria da Cultura do Estado de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto e Prefeitura de Ouro Preto.


Fonte: Folder Museu das Reduções

 

 

Enviar link