Destinos

Ouro Preto

Teatro Municipal - Antiga Casa da Ópera

  • Ouro Preto - Casa da Ópera - Henry Yu
  • Ouro Preto - Teatro Municipal - Sérgio Freitas

O Teatro Municipal de Ouro Preto, conhecido nos séculos 18 e 19 como Casa da Ópera, é considerado por muitos o mais antigo da América do Sul. Com certeza, é o mais antigo do país ainda em funcionamento, e possui o diferencial de ter sido o primeiro teatro onde mulheres, pela primeira vez, pisaram em um palco no Brasil. É um dos atrativos mais charmosos de Ouro Preto.


Sabe-se que, na primeira metade do século 18, existia em Vila Rica um teatro conhecido com o nome de “ópera”. Em 1768, em um empreendimento particular do contratador dos reais quintos, o Coronel João de Souza Lisboa deu início à construção de um novo teatro. A inauguração aconteceu em 6 de junho de 1770, ocasião do aniversário do Rei D. José I. O famoso contratador, João Rodrigues de Macedo, dono da Casa dos Contos, foi quem ficou com a responsabilidade da sua administração no ano de 1790. 


Nesse teatro, Dr. Tomás Antônio Gonzaga declamou seus versos, assim como Dr. Cláudio Manuel da Costa. “... Cláudio, este se achou desde cedo estreitamente ligado à história local do teatro, seja como autor ou tradutor, seja como um dos incentivadores da Casa da Ópera, ao tempo de Souza Lisboa.” (Afonso Ávila).


A planta da platéia é em forma de lira e seus camarotes são divididos em dois níveis . Ao centro, o camarote principal destinado ao governador. Reformas foram iniciadas em 1861, quando os balcões de madeira dos camarotes foram trocados pelos trabalhados em ferro. Foram feitas modificações no telhado e no assoalho. Em 1985, o teatro foi restaurado. Nestes trabalhos, acima do pano de boca, foram descobertas pinturas que representam o drama e a comédia. Sua capacidade é para 300 pessoas.


Horário de funcionamento: 12h às 17h

Enviar link