Destinos

Ouro Preto

Casa de Tomás Antônio Gonzaga

A grande e bela casa onde viveu o ouvidor e inconfidente Dr. Tomás Antônio Gonzaga sedia hoje a Secretaria de Turismo, Industria e Comércio. Para quem tem a curiosidade de visitar uma casa setecentista, essa antiga residência é uma boa oportunidade, já que é possível visitá-la nos horários de funcionamento da Secretaria.


Estas casas são surpreendentes, pois as proporções da largura da fachada, sempre tão estreitas, contrastam com áreas profundas. Inclusive, essa casa possui uma área chamada de “jardim suspenso”.


Também é estratégica a sua localização. Das sacadas do segundo andar, tem-se  uma excelente vista da célebre Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis e da Igreja de Santa Ifigênia. Um ótimo ângulo para fotografias.


Dr. Tomás Antônio Gonzaga viveu nessa casa apenas no período em que exerceu seu cargo de Ouvidor. Quando foi preso, Vila Rica já possuía outro magistrado, que ocupava o imóvel destinado à residência dos Ouvidores.


Sabe-se que o inconfidente continuava a residir na mesma rua, mas não se sabe em que casa. Dr. Tomás já havia sido designado para o cargo de desembargador para a Capitania da Bahia.


Horário de funcionamento: de acordo com o funcionamento das Secretarias.

 

 

Enviar link