Destinos

Ouro Preto

Museu Casa Guignard

  • Belo Horizonte - Retrato de JK 1944 - Guignard

Inaugurado dia 25 de maio de 1987 e dedicado à memória de Alberto da Veiga Guignard, o Museu Casa Guignard tem seu acervo hoje constituído de “obras de arte do artista e de outros a ele relacionados, objetos que retratam sua vida, além de cerca de 120 documentos e fotografias.”


Esse acervo “começou a ser formado a partir da criação da Fundação Guignard, idealizada em reunião no dia 13 de novembro de 1960, na residência do então diretor do Museu do Ouro em Sabará, Dr. Antônio Joaquim de Almeida. Os amigos do artista, reunidos, estudaram a melhor maneira de divulgar e preservar a obra do pintor, amparar a escola por ele fundada e, sobretudo, garantir-lhe apoio moral que, como ser humano, tanto merece, e, também, proporcionar-lhe os meios materiais para trabalhar livre de preocupações.


Posteriormente, o material até então reunido passou para a guarda da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP e, com a criação do Museu e do Projeto Guignard, foi acrescido de doações recentes.”


A indicação de Ouro Preto/MG para localização de sua sede é reforçada pela freqüente identificação da cidade na obra de Guignard, presença essa que reflete a relação estabelecida entre ambos. 


A
  casa
A Casa da rua Direita foi cedida e restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA / MG – sendo que seu projeto museológico, montagem e administração estão sob a responsabilidade da Superintendência de Museus, com o apoio do Ministério da Cultura. Podemos nos considerar veículos de aspirações coletivas e intérpretes de necessidades que fazem presentes no universo da cultura brasileira.” (Priscila Freire)


Folder : Museu Casa Guignard – Governo do Estado de Minas Gerais, Superintendência de Museus.


Horário de funcionamento: terça a domingo - 12h às 18h.

Enviar link