Destinos

Diamantina

Basílica do Sagrado Coração de Jesus

  • Diamantina - Basílica Sagrado Coração - Vitral - Maria Lucia Dornas
  • Diamantina - Basílica Sagrado Coração - Vitral - Maria Lucia Dornas
  • Diamantina - Basílica Sagrado Coração - Vitral - Maria Lucia Dornas

Histórico
A construção da basílica nasceu da vontade de D. João Antônio dos Santos, que era um grande devoto do Sagrado Coração de Jesus.Em março de 1884, aconteceu o lançamento da pedra fundamental. Durante a cerimônia, D. João fez um apelo à comunidade para que cada fiel doasse uma das mil pedras necessárias para a construção.O responsável pelo projeto foi o Padre Júlio Clavelin que já havia projetado a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Caraça.Em 1889, estava pronta a construção e, em janeiro de1890, D. João fez a sagração da igreja.


Por uma bula do Papa Bento XV, em 1920, a igreja foi elevada à basílica.

“ ...sendo que belíssima imagem do Sagrado Coração é objeto de piedade culto no Altar-mor daquele templo; tendo-nos certificado de que esse templo é verdadeiramente obra de arte no Brasil e que é notável mais ainda esplendor do culto divino e das sagradas funções....pela nossa Autoridade Apostólica e por força do presente documento, elevamos perpetuamente ao título de Basílica menor a Igreja do Sagrado Coração em Diamantina com todos os direitos e honras que competem às Basílicas menores de Roma...Dado em Roma junto de São Pedro, sob o anel do pescador aos 10 de dezembro de 1920, VII do nosso Pontificado. ”


Arquitetura e Decoração

Seguindo uma tendência da arquitetura mundial da segunda metade do século 19, a igreja  possui as linhas do neogótico.Torres em agulha, janela de rosácea rendilhada no frontispício, colunatas delgadas de onde partem as ogivas que se entrelaçam no alto da abóbada são elementos da arquitetura da Basílica do Sagrado Coração.A  principal decoração é feita por janelas ogivais com belos vitrais franceses que foram doados por famílias e instituições religiosas francesas.Na temática dos vitrais, quinze são dedicados aos mistérios do rosário e um à aparição do Sagrado Coração de Jesus à Santa Maria Alacoque.A janela de rosácea do frontispício mostra, no seu centro, o Coração de Jesus. E, em cada um dos doze raios que saem desse centro, está a figura de cada um dos doze apóstolos.

Enviar link