Histórico
A Irmandade dos 'Pardos do Arraial do Tijuco' recebeu, em 1756, a autorização para edificar a igreja com o orago de 'Nossa Senhora do Amparo'.
Em 1776, já era a hora de cuidar da decoração interna, conforme consta em um documento: 'pa. bem da pintura da mesma capela hera preçizo nomearce hum Irmão pa. procurar tirar ezmolas nesse arrayal e por fora dele”. (Barroco 16).
Arquitetura e decoração
Reformas foram executadas em várias épocas do século 19. Na época do império, a capela ganha o título de Imperial Capela. Apresentando na fachada a torre única e em posição central, a capela do 'Amparo' foge ao partido habitual das igrejas diamantinenses, mostrando, em conseqüência, um perfil esguio e com forte acentuação vertical...” (Barroco 16) Um delicado ornato de madeira faz a decoração do frontão e, na portada em madeira recortada, dois anjos ladeiam o símbolo do império.Os altares do estilo barroco-rococó foram executados no final do século 18. Um trabalho de destaque é um presépio setecentista, trabalhado com conchas e de fino gosto rococó, que foi presenteado à irmandade pelo 'Frei Joaquim de Nossa Senhora de Nazaré'.
A Igreja de Nossa Senhora do Amparo é tombada pelo IPHAN
Registrada no livro de Belas Artes
Inscrição: 331 Data: 6 de dezembro de 1949.