Histórico
Edificada em 1731, pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é um dos templos mais antigos de Diamantina.
Em 1771, a Irmandade resolve fazer obras, o que acabou por alterar completamente a edificação. Interessantes as condições obrigatórias que foram estabelecidas pela irmandade para as novas obras: ''3ª condição - será obrigado a fazer as portas novas de Almofadas a Saber a principal de Almofadas levantadas do feitio da do Carmo a de S. Francisco e se puder desemcomtrar dos dois feitios que fique milhor o fará das duas portas tranilas do feitio das trancas do Carmo''. (Barroco 16). Nas condições, pediam obras similares a Igreja do Carmo e a de São Francisco de Assis.
Arquitetura e decoração
Possui a clássica divisão das igrejas mineiras: coro, nave, capela-mor e sacristias laterais. Conta também com a peculiar torre única diamantinense.
Como em todas as igrejas da cidade, a grande atração é a capela-mor, com ''...ambientação unitária formada pelo conjunto do retábulo, pintura do forro e arco-cruzeiro. Essa unidade é, sem dúvida obra do guarda-mor José Soares de Araújo, autor simultâneo da pintura e douramento do retábulo e pintura do forro'' (Barroco16).
Admirável é o altar-mor com douramentos, tons de branco-pérola, colunas marmorizadas, os desenhos aplicados em ouro, tão típicos de Diamantina, dossel e nichos que guardam São Domingos e São Elesbão.
A admirável pintura de José Soares de Araújo no forro da capela-mor, com o marcante colorido penumbrista, mostrando Nossa Senhora do Rosário circundada por anjos, é uma das melhores obras da pintura mineira do setecentos.
Na singeleza dos altares laterais, duas excelentes obras de imaginária: os santos homens negros - São Benedito e São Antônio de Catagerona. Ainda vale a pena prestar atenção nas imagens de Sant'Ana Mestra e Nossa Senhora do Rosário no altar-mor, e uma Nossa Senhora da Piedade que se encontra na sacristia.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é tombada pelo IPHAN
Registrada no livro de Belas Artes
Inscrição: 334 Data: 6 de dezembro de 1949.
Horário de funcionamento
terça a sábado de 9h às 12h / 14h às 18h
domingos e feriados de 9h às 12