Destinos

Antônio Carlos

Fazenda da Borda do Campo

  • Antônio Carlos - Fazenda Borda do Campo - Vinícius Horta
  • Antônio Carlos - Fazenda da Borda do Campo - Vinícius Horta
  • Antônio Carlos - Fazenda da Borda do Campo - Vinícius Horta
  • Antônio Carlos - Fazenda Borda do Campo - Vinícius Horta
  • Antônio Carlos - Fazenda Borda do Campo - Vinícius Horta
  • Antônio Carlos - Capela N.S. da Piedade - Faz.Borda do Campo - Vinícius Horta

Construída no início do século 18, entre os seus hóspedes ilustres se destacam Tiradentes e D. Pedro I.


A Fazenda da Borda do Campo era propriedade de Domingos Rodrigues da Fonseca Lemos, um dos fundadores do arraial, e foi importante empório para o ouro extraído na região, durante todo o século 18.


A primeira capela construída na Fazenda Borda do Campo, por volta de 1711, foi consagrada a Nossa Senhora da Piedade. Atualmente está conservada e aberta à visitação. Em seu adro, há dois relógios, datados de 1767.


Mais tarde, a fazenda foi propriedade de José Ayres Gomes, um dos inconfidentes. Segundo o viajante Rugendas, nela ocorreram várias reuniões com os outros inconfidentes da região, como o doutor Domingos Vidal Barbosa, os padres Manuel Rodrigues da Costa e José Lopes de Oliveira, além dos coronéis Sá Fortes e Francisco Antônio de Oliveira Lopes e o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.


Possui murada de pedra e uma capelinha com imagens barrocas e ainda pode ser vista a antiga senzala. A decoração mantém os móveis e os objetos da época.


A fazenda é um marco fundamental do roteiro da Estrada Real e o seu estado de conservação é impecável, o que a faz merecer destaque na lista dos imóveis inventariados pelo IEPHA e pelo IPHAN. É uma joia rara da história de Minas Gerais e do Brasil.


A Fazenda da Borda do Campo é tombada pelo IPHAN.
Registrada no Livro Histórico.
Inscrição: 520. Data: 13 de junho de 1988.

Registrada no Livro de Belas Artes
Inscrição: 591. Data: 13 de junho de 1988


Fontes: Prefeitura de Antônio Carlos; Dimas E. Soares Ferreira (doutor em Ciência Política pela UFMG e mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas); município de Antônio Carlos, MG: uma análise do cultivo de eucalipto - Carlos Eduardo Giovani Fonseca (monografia da UFV, 2010).

 

Enviar link