Destinos

Caxambu

A questão do nome Caxambu

'Uma grande polêmica envolve a verdadeira origem da palavra 'Caxambu'.


Há os que dizem que Caxambu deveria grafar-se Cachambu, porque vem de duas palavras africanas: cacha (tambor) e mumbu(música). O vocábulo era utilizado, no tempo dos escravos, para designar, não só o instrumento que tocavam nas danças, mas a própria dança ou batuque.


Nessa época os escravos vinham de baependi e rgiões vizinhas, refunindo-se nas referidas águas para suas celebrações ao som de seus caxambus. Assim, do hábito do convite 'Vamos ao caxambu', ficou o termo aplicado ao local das festas.


Outros contam a lenda de que as águas, principalmente quando o local era um grande brejo, produziam, borbulhando, um murmúrio mais ou menos violento e de certo modo comparável ao rufar do tambor dos escravos.


Outra explicação, esta sabemos ser verdadeira, é  a que faz derivar a designação 'Caxambu' do morro existente na cidade, por ser este de forma cônica como o instrumento africano. Caxambu é trmo corrente em alguns estados brasileiros, para designar um tambor em forma de cone truncado a cujo somdançavam os escravos nas fazendas. Por analogia, em Minas, chamam Caxambu os morros que tem a configuração de um cone truncado. Essa montanha cosntituía fácil ponto de referência para os bandeirantes.


Segundo o Dr. Paes Leme, o topônimo Caxambu, teria sido originado dos vocábulos brasílicos CAA (mato) + XA (ver) + UMBU (riacho) o que resultaria: mato que vê o riacho.


Antônio Maurício Ferreira diz que o topônimo Caxambu não é de origem africana como muitos pensa. As traduções Cacha (tambor) e mumbu (música) ou 'mato que vê o riacho', não são exatas. O nome Caxambu tem origem indígena em Catã-mbu, no dialeto Tupi dos nativos habitantes Cataguases e significa CATÃ 'golfar, fazer trovelinhos, borbulha'; o mesmo que pu, 'ferver'.


Portanto em Tupi, a palavra Caxambu significa 'bolha' e com referência a água, é a bolha que o líquido faz como 'a ferver' - 'bolhas a ferver'  ou 'água que borbulha'.


Para comprovar esta afirmativa, o historiador maurício Ferreira, argumenta o seguinte: 'O nome Caxambu já existia antes do local ser apossado pela concessão das sesmarias a diversas famílias dos bandeirantes paulistas, fundadores de Baependi. Em 1711 era conhecida como Cachambum.'
1º Porque seria caxambu a única cidade do sul de minas a ter seu nome de origem africana enquanto as demais são de origem Tupi? Por exemplo:
Airuoca - toca do papagaio
  
Baependi - que nação é a sua?
Angaí - rio do demônio
Cambuquira - planta grelada, brotos
Cataguá - habitante da mata virgem
Lambari - peixe de água doce
Itamonte, Itanhandu e a própria Serra da Mantiqueira - lugar onde nascem as águas.
Todas de origem Tupi, porque Caxambu ser de origem africana ?


2º Em 1674 já era conhecido o nome Caxambu, quando a bandeira de Lourenço castanho taques aqui venceu e escorraçou os gentios Catagauses. A sesmaria foi concedida ao Mestre de Campo carlos Pedroso da Silveira somente em 30 de setembro de 1766, logo, até esta data não havia escravos nesta regiçao e o nome Caxambu já era conhecido.


3º Os escravos para aqui vieram no século 18, assim mesmo em pequeno número.

4º Encha um copo d'água Caxambu em qualquer das fontes e veja a quantidade de 'bolhas a ferver'.


Logo, podemos afirmar que a origem correta da plavra Caxambu é Tupi - no dialeto falado pelos cataguases que aqui habitavam. Segundo a versão de H. Sánches Quell, embaixador do Paraguai em 1957, a palavra Caxambu é de origem Guarani. esta versão també é aceita por parecer pouco com a de origem Tupi. Caxambu - CAÁ - UMBÚ - Murmúrio da Selva.


Curiosamente em sânscrito Coa-Xamboo significa: Xamboo - o sobrenome do Senhor Shiva (Senhor das Águas).' 

Prefeitura de Caxambu

Enviar link