Destinos

Uberaba

Informações Básicas - Uberaba

População

295.988 (IBGE 2010)


Área

4.523,957 km2


DDD

34


Emancipação do município

22 de fevereiro de 1836


Feriados Municipais

02 de março – aniversário da cidade

15 de agosto – Dia de Nossa Senhora da Abadia


Padroeiro

Nossa Senhora da Abadia


Data de comemoração

15 de agosto


Adjetivo pátrio

Uberabense


Municípios limítrofes

Sacramento

Água Comprida

Conceição das Alagoas

Conquista

Delta

Indianápolis

Nova Ponte

Veríssimo

Uberlândia


Mesorregião
Triângulo Mineiro


Microrregião
Uberaba


Temperatura
Média anual: 22,11º C

Média máxima anual: 29,1º C

Média mínima anual: 16,6º C


Estação Seca

Abril a outubro


Estação chuvosa

Novembro a março


Relevo

Altitude máxima: 1031m

Altitude mínima: 522 m

Ponto central: 763,9 m


Topografia
Plano: 40%
Ondulado: 60%
Montanhoso: 0%


Hidrografia

Principais rios

Rio Grande

Rio Uberaba

Represa de Volta Grande

Rio Tejuco

Ribeirão Bom Jardim

 

Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Paranaína


Vegetação

A vegetação de cerrado de Uberaba era composta por pequis, sucupiras, paus-terra e outras árvores de até 10 metros de altura, de troncos tortuosos, casca grossa e folhas espessas, notáveis pela resistência ao fogo, misturadas à vegetação rasteira e ao capim. 


Por causa do crescimento acelerado, Uberaba e a região do Triângulo Mineiro contam com 2,4% de sua vegetação original. O cerrado foi substituído por plantações de soja e cana-de-açúcar, principalmente, além das pastagens para o gado. 


O pouco que resta da vegetação natural encontra-se nas áreas de relevo mais elevado e em grotões.


Fauna

Com a derrubada das matas do cerrado, a fauna regional também desapareceu. Os animais de pequeno porte, como pacas, cotias, gatos-do-mato, siriemas, além de outras aves e insetos, estão restritos às áreas de proteção.


Principais atividades econômicas
Polo moveleiro - A SATIPEL e a Synteko já estão implantadas na cidade e, ao lado de dezenas de outras indústrias, estão transformando rapidamente Uberaba em expressivo polo moveleiro, destinado a ser o maior da América do Sul.


Polo químico - Juntas, as empresas do pólo químico de Uberaba são as maiores produtoras de adubos fosfatados da América Latina. O polo abriga a Fosfértil, a FMC, a Sipcam-Agro e a DuPont, além das maiores misturadoras de fertilizantes do país.


Polo de cosméticos - Quase uma dezena de empresas, com destaque para a Layff Kosmetica (Skala), que exporta seus produtos para o mundo, estão consolidando um´pólo de cosméticos em Uberaba.


Polo calçadista - Uberaba sedia dezenas de indústrias de médio e pequeno porte, algumas exportando para países do Mercosul, América Central e Caribe.


Polo doceiro - Dezenas de indústrias com produção em escala e centenas de produtores artesanais fazem da cidade um grande pólo doceiro, produção que é distribuída para todo Brasil.


Porto seco - Uberaba ainda conta com uma atuante EADI - Estação Aduaneira de Interior, que permite a realização de operações de importação e exportação com custos mais baixos e grande agilidade.


Capital mundial do zebu, Uberaba é o maior centro de coleta de embriões bovinos do Brasil e responsável por 50% da produção nacional de sêmen de zebu e 25% de todo o sêmen bovino de todas as raças.

Enviar link