Destinos

Rio Piracicaba

Festa de Santo Antônio em Bicas

Outra festividade típica em todo o Brasil e muito presente em Rio Piracicaba é a Festa de Santo Antônio. Na cidade, as celebrações acontecem no bairro de Bicas, distante quatro quilômetros do centro, onde há uma igreja em homenagem ao santo. O Dia de Santo Antônio é 13 de junho.


A origem da tradição em Bicas vem da construção da primeira capela do bairro. Segundo é contado no livro "Bastão de Ouro", a primeira capela em devoção a Santo Antônio foi construída na região do bairro Chacrinha, atualmente chamado Mariana Vasconcelos. Conta-se que em 1863 houve um incêndio na capela e a estrutura de construção ficou bastante danificada.


O vigário daquele tempo, percebendo o crescimento da comunidade de Bicas, viu a necessidade da construção de um templo e optou pela transferência do que sobrou da capela da Chacrinha para o povoado, como altar e peças sacras. A comunidade de Bicas ficou muito feliz e satisfeita com a decisão da paróquia e logo providenciou o terreno onde construíram a capela e próximo um cemitério. A construção foi finalizada em 13 de unho de 1866, dia de Santo Antônio.


As festividades são realizadas próximas ao dia do santo. Além de celebrações, são muitas barracas de comida típica e muita movimentação nas ruas de Bicas durante a noite. Vale destacar as várias festas juninas promovidas por toda a cidade. Santo Antônio é um dos santos juninos que motivam as festas típicas e as famosas quadrilhas.

Enviar link