Destinos

Rio Piracicaba

São Miguel, o padroeiro

O padroeiro do município de Rio Piracicaba é São Miguel Arcanjo. O santo se transformou em padroeiro da cidade em função da chegada dos primeiros exploradores a esta região. Segundo a história, João dos Reis Cabral, um dos primeiros desbravadores, e a quem é creditada a fundação do município, teria chegado no dia 29 de setembro, dia de São Miguel, batizando o curso d´água onde aportou como Córrego São Miguel. Anos mais tarde, elevado a distrito, o lugar também recebeu o nome do santo e só em 1911, anos da emancipação, passou a ser chamado Rio Piracicaba.

 

Por isso, 29 de setembro foi definido como aniversário da cidade, período em que se celebra também o padroeiro. De 20 a 28 é realizada a novena e no dia 29 a Festa do Padroeiro.

 

Eventos
Além das atividades religiosas, setembro também é época de comemorar o aniversário de Rio Piracicaba. Shows musicais e atividades diversas são anualmente programadas. Um bom exemplo é a Semana Cultural do Legislativo, evento produzido pela Câmara Municipal e que inunda a cidade de apresentações culturais.

 

Outra iniciativa é a Corrida Rústica de São Miguel, realizada no dia 29 de setembro pela manhã. Com percurso aproximado de 6km, a corrida é buscando incentivar a prática esportiva entre os jovens do município.


 

Enviar link