Destinos

Rio Piracicaba

Símbolos de Rio Piracicaba

Bandeiras e brasões são os símbolos mais tradicionais de países, estados, municípios e até famílias. Eles representam a cultura, costumes e, principalmente, as origens de um povo. Através de suas cores, escolas e a comunidade em geral caracterizam eventos e criam uma identidade única.

 

A bandeira do município de Rio Piracicaba possui duas cores predominantes, o vermelho e o verde. A primeira representa o vermelho contido na bandeira do Estado de Minas Gerais, enquanto o verde simboliza a bandeira do Brasil. Uma caçamba carregada de minério retrata a riqueza das terras e as três estrelas acima representam os dois distritos, Padre Pinto e Conceição de Piracicaba, e o próprio município. Abaixo, 11 círculos representam os povoados da época da criação da bandeira (Nova Brasília, Bicas, Louis Ensch, Córrego São Miguel, Tomé, Ponte Nova, Estiva, Sete Moinhos, Mutuca, Brandão e Gomes de Melo).

 

O brasão usado oficialmente como símbolo municipa representa a nobreza do povo através do simbolismo dos castelos na parte superior. À esquerda, um faiscador trabalha segurando uma bateia, equipamento usado por garimpeiros e remete ao início do povoamento de Rio Piracicaba, que se deu pela corrida do ouro. À direita, o boi e a espiga de milho representando a pecuária e agricultura. Abaixo, o trem que corta as serras transportando o minério extraído na cidade.

 

Enviar link