Destinos

Rio Piracicaba

Você sabia?

Francisco Vieira Servas
O consagrado artista português, nascido em Braga no ano de 1720, teve passagem pela Freguesia de São Miguel de Piracicaba. Falecido em 1811, Servas teria requerido meia légua de terra à Coroa Portuguesa, nesta freguesia, onde morou por alguns anos e talvez tenha mantido seu ateliê. Servas está sepultado no município de São Domingos do Prata e é bastante conhecido por ter esculpido imagens sacras de alta qualidade.

 

A Paróquia de São Miguel, em Rio Piracicaba, guarda obras de Vieira Sevas, como o altar da Igreja Santo Antônio de Bicas, os três altares da Matriz, o pequeno altar da Igreja São Sebastião de Carvalho e as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.


Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevad
O francês que dá nome à vizinha cidade de João Monlevade, chegou ao Brasil e pouco tempo depois já estava em São Miguel do Piracicaba, onde passou pela localidade de Itajuru, pela atual região central da cidade, e posteriormente adquiriu áreas próximas ao rio Piracicaba, onde construiu uma fazenda e uma forja. João Monlevade foi distrito de Rio Piracicaba até 1964.


 

 

Enviar link