Turismo

Estrada Real

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

Dia 18 abril 2000 - (Ex500)

Terça-feira
Saímos de Carrancas em direção a Fazenda Casa Nova, aproximadamente às 13h acompanhados pela Associação Brasileira de Criadores de Jumentos Pêga até o alto da Serra de Carrancas. Lá está a sepultura de um cavaleiro, que, conforme a lenda, estava indo visitar sua namorada e morreu atingido por uma raio. Foi encontrado sobre o cavalo (este de joelhos). Uma história um tanto quanto trágica para um amante, do nosso ponto de vista.


Neste local foi aplicada uma aula de equitação com princípios básicos ministrada pelo Ademar. Logo depois disso, algumas cavaleiros foram embora, inclusive nosso professor.


Subimos um pouco mais e demos prosseguimento na nossa 'Novelinha da Expedição' com o expedicionário Ted e mais dois moradores da região: Marcelo, que falou sobre a região e Diana, uma menina com oito anos que tem o dom de recitar versos sertanejos ligados ao rodeio. Ela é capaz de recitar por mais dez minutos interruptos em alta velocidade e amplo repertório. É isso aí Diana, valeu!


Avistamos um local propício para o vôo livre, com vista para a Fazenda Mato Dentro e a Represa de Camargos. Houve um reunião entre os cavaleiros que fizeram suas considerações sobre a importância do desenvolvimento alternativo que possam trazer rendimentos para a população.


Foi quando, lá de cima, na curiosidade, o fotográfico Alexandre ao olhar o abismo deixou que seu chapéu se fosse ao sopro de Deus. Ei-lo a descer pedras para buscar seu chapéu - uma cena hilária para todos os expedicionários presentes.


Visitamos a Fazenda do Seu Geraldo, conhecida como Fazenda do Mato Dentro. Fizemos um lanche e seguimos rumo à Fazenda Casa Nova por uma trilha de extrema dificuldade sob forte chuva, escuridão, lama e obstáculos.


Chegamos na Fazenda Casa Nova, com mais de 130 anos, da dona Dica e fomos recebidos com um jantar farto e um forró muito animado por forrozeiros da região.


À noite a equipe de filmagem da PUC-RJ chegou com a Priscila, Ana Paula e Renata.
Chegaram também o Hélio e Luciana da SETUR.


'Devemos criar Reservas Particulares do Patrimônio Natural para que nossos campos rupestres não se transformem em pastos'.


Humberto Marques, o biólogo

 

Enviar link

© Alexandre C. Mota Carrancas - Alto da serra de Carrancas - Alexandre C. Mota Alto da serra de Carrancas
© Alexandre C. Mota Carrancas - Alto da serra de Carrancas - Alexandre C. Mota Alto da serra de Carrancas
© Alexandre C. Mota Carrancas - Chegada do alto da serra de Carrancas - Alexandre C. Mota Chegada do alto da serra de Carrancas
© Alexandre C. Mota Carrancas - Alto da serra de Carrancas - Alexandre C. Mota Alto da serra de Carrancas