Turismo

Senac
  • Logo Senac Minas
  • Hotel Grogotó

Dia 24 abril 2000 - (Ex500)

Segunda-feira
Nossa Estrada Real, neste percurso, oferece uma região que foi visitada pelos inconfidentes no século 18 e, atualmente é conhecida como o berço da raça Jumento Pêga e Campolina.

Dois fatores agarraram o Artur e o Cesar na tricentenária sede Capão Seco:

. César foi reconhecido por sua paciente, dona Mercês, uma das proprietárias da fazenda, que entusiasmada, levou-o para a cozinha procurando retribuir as atenções médicas recebidas.

. Logo depois, estava lá o Artur, entrevistando as fabulosas cozinheiras e a Dona Mercês sobre as tradicionais e populares receitas de chás de ervas medicinais.

Este é o foco da sua pesquisa, que visa cruzar as informações levantadas do caminho com a importância e o crescimento deste campo da medicina alternativa (fitotélico). Nessa pesquisa são levantadas também outras fontes terapêuticas como hidroterapia e esotéricas, enriquecendo consideravelmente o nosso trabalho.

Hoje partimos da Fazenda Capão Seco para pernoitar na Fazenda Palestina, em Entre Rios de Minas. É, nada mais nada menos que, o berço original da raça de cavalos Campolina. Como trata-se de um percurso longo, com mais de 40km, resolvemos sair mais cedo.

No caminho passamos pela Fazenda Bandeirinhas, datada de 1917, onde o senhor Renato, dono da fazenda, fez questão que nosso companheiro expedicionário Jorge Aguiar autografasse uma revista Globo Rural de 1993 com matéria sobre sua cavalgada.

Conhecemos também as fazendas Mendanha e Engenho dos Cataguás, legítimo berço do Jumento Pêga. A infra-estrutura histórica da fazenda pode caracterizá-la como um verdadeiro museu vivo, com um grande acervo de utensílios e moveis antigos, além da senzala e outros cômodos interessantes de conhecer. Não podemos nos esquecer de mencionar que conhecemos a fazenda de Vau, também.

Tomamos um lanche na Capela dos Olhos, como é conhecida na região e, prosseguimos nosso destino à fazenda Palestina.

Chegamos e já era noite. Com um céu estrelado, fomos recebidos com um jantar muito gostoso e um forró na fazenda Palestina (simplesmente maravilhosa). Todos estavam muito cansados e fomos dormir cedo.

Enviar link

© Alexandre C. Mota Lagoa Dourada - Fazenda Pousada Engenho Grande dos Cataguases - Alexandre C. Mota Fazenda Pousada Engenho Grande dos Cataguases
© Alexandre C. Mota Lagoa Dourada - Fazenda Capão Seco - Sanitário - Alexandre C. Mota Fazenda Capão Seco - Sanitário
© Alexandre C. Mota Lagoa Dourada - Quadros no interior da Fazenda Capão Seco - Alexandre C. Mota Quadros no interior da Fazenda Capão Seco
© Alexandre C. Mota Lagoa Dourada - Casarão - Fazenda Bandeirinhas - Alexandre C. Mota Casarão - Fazenda Bandeirinhas