Turismo

Estrada Real

Senac
  • Logo Senac Minas
  •  
  • Hotel Grogotó

Estrada Real de Minas - Guia e Roteiro Ecoturístico

Em 1999, o Senac Minas Gerais foi a primeira instituição a lançar um olhar mais atento a um movimento que surgia com o objetivo de resgatar parte da história do Estado. Era uma leitura da Estrada Real como um potencial corredor turístico. O Senac abraçava a causa com o mesmo entusiasmo e a mesma determinação daqueles que vislumbravam e idealizavam o resgate do patrimônio natural, cultural e humano dessa antiga rota que ainda guarda boa parte da rica história de Minas Gerais.


Após analisar o movimento de revitalização da Estrada Real, o Senac decidiu dele participar sensibilizando e mobilizando as comunidades envolvidas no sentido de vislumbrarem novos horizontes e novas oportunidades a partir do exercício de uma atividade turística bem planejada e organizada.


Em cada uma dessas localidades, o Senac passou a incentivar as comunidades a revisarem seus valores e, com isso, resgatarem sua auto-estima. Natureza, edificações, objetos, documentos, costumes, manifestações culturais em geral, tudo passou a receber um novo olhar, e a ser visto como novos caminhos a serem trilhados.


Instituição genuinamente dedicada à Educação Profissional, o Senac Minas sempre procurou colaborar com essa e outras iniciativas envolvendo, para isso, todas as suas áreas de formação: Turismo, Hotelaria, Gastronomia, Meio Ambiente, Saúde, Comunicação e Artes, Informática, Gestão das Empresas de Comércio e Serviços, dentre outras. Sempre que acionadas e bem articuladas, essas áreas do Senac há muito vêm contribuindo com o desenvolvimento turístico de inúmeros municípios nas diversas regiões do Estado.


Foi por isso que, em julho de 1999, o Senac Minas, em parceria com a Funivalle, apoiou a Expedição Spix & Martius, uma revivescência da célebre expedição feita pelos naturalistas bávaros Johann Baptiste Von Spix e Carl Friederich Phillipp Von Martius que, por volta de 1818, percorreram cerca de 400 km da Estrada Real, entre Ouro Preto e Diamantina, pesquisando e catalogando várias espécies de plantas. Já nessa moderna expedição, profissionais de diferentes formações levantaram, registraram e resgataram todo o patrimônio natural, cultural das cidades, dos distritos e povoados do percurso, baseando-se nos relatos daqueles dois pesquisadores.


Desse trabalho resultou a publicação de Estrada Real de Minas - Guia e Roteiro Turístico - Trecho Ouro Preto / Diamantina, editada e lançada em 2000. Desde então, a sociedade mineira viu ampliar-se sua visão acerca dos diferentes segmentos do Turismo: o Histórico-Cultural, o Ecoturismo, o Turismo de Aventuras, o Turismo Rural e, inclusive, o Turismo de Eventos.


E a resposta da sociedade foi a proliferação de encontros nos mais diversos municípios para discutir essas questões.


Hoje, o Senac, através do Portal Descubraminas, o maior e mais completo sistema de informações turísticas do Estado, vem trabalhando ainda mais pela promoção dos seus municípios e suas regiões turísticas. É com intenso trabalho reconhecido internacionalmente. Em 2004, em parceria com a Ciatur Turismo, a instituição lançou o Guia Turístico da Trilha dos Inconfidentes, uma criação inédita visando apresentar um Circuito Turístico na perspectiva de seu principal consumidor e cliente - o Turista.


Agora, atendendo a inúmeras solicitações em busca da 1ª edição, já esgotada, o Senac lança esta nova edição do Guia Estrada Real de Minas - Ouro Preto a Diamantina, atualizada e ilustrada, cuidadosamente preparada num conjunto com a Editare Editora e os profissionais especializados. Com o Guia nas mãos, o turista pode percorrer o trecho de diferentes maneiras, a seu bel prazer. São dois roteiros básicos: o primeiro partindo de Ouro Preto em direção a Sabará, Barão dos Cocais e, dali, até Diamantina; o segundo, partindo de Ouro Preto, passando por Mariana, Catas Altas e Santa Bárbara até Barão dos Cocais e,dali, até Diamantina.


Ao percorrer esses trechos da Estrada Real, o visitante passará por localidades que pertencem, respectivamente,a três circuitos turísticos de Minas: o Circuito do Ouro, o Circuito Parque Nacional da Serra do Cipó e o Circuito dos Diamantes.


Enfim! Este guia é um convite do Senac Minas a todos os que desejam realizar uma deliciosa viagem de volta aos tempos das tropas que transitavam com suas mercadorias entre Ouro Preto e Diamantina, cidades mineiras incluídas pela UNESCO na lista do Patrimônio da Humanidade. Mais informações podem ser obtidas no Portal Descubraminas - www.descubraminas.com.br, através da seção Fale Conosco.


Mais uma vez, bem vindos a Minas Gerais!

 

Enviar link

© SENAC Belo Horizonte - Estrada Real de Minas-Guia e Roteiro Ecoturístico - SENAC Estrada Real de Minas-Guia e Roteiro Ecoturístico